.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-11-26

 

Ainda os descontos dos reformados da FP para a ADSE

Todo o reformado da FP terá recebido da Caixa Geral de Aposentações uma nota onde se comunica que este mês descontou 4 vezes 1% para a ADSE nas seguintes condições:

Na realidade, não se percebe para onde este Ministro das Finanças pretende ir e aonde quer chegar com a disparidade que criou com esta medida de desconto sobre os 14 meses, contrariando a lei e decretando uma completa desigualdade face ao pessoal no activo.

Mas seguimos os passos já dados e os futuros.

Em finais de 2006, decreta o fim da isenção dos pensionistas no pagamento à ADSE e estabeleceu a taxa de 1%.

Em 2007, estende a taxa aos 14 meses.

A partir de 2008 e até 2012, a taxa vai aumentando até atingir 1,5%, a taxa paga pelas pessoas no activo.

Será que a intenção é os activos passarem também a pagar 14 meses?

Não se percebe onde está a sensibilidade social deste Ministro das Finanças ao assinar esta medida. Cria mais "uma guerra" social desnecessária e ridícula.


Comments:
Caro João Abel Freitas,
parabéns pelo post. Só não percebo a leviandade retórica da pergunta final. Tudo faz crer que o ministro em causa (e o governo de que faz parte) estão cegos pela obsessão do défice, não sendo, nisso, muito diferentes de Manuela Ferreira Leite e Cª.
Não deveria procurar "sensibilidade social" onde ela não existe. Tem esse direito, é claro. Mas é uma pura perda de tempo...

DL
 
Sou bancária reformada e sempre descontei para os meus serviços clinicos, tanto no activo como agora na reforma, nos 14 meses. Se não tivesse havido estes "privilégios" para alguns, não teria havido agora estas "injustiças".
 
Cara amiga bancária
O meu protesto é no essencial contra a desigualdade que se está a criar entre reformados e não reformados na FP.
Depois penso que a comparação que faz não é justa pois os serviços de saúde prestados aos bancários são bem diferentes em qualidade e preço que os prestados à FP.
João Abel de Freitas
 
Não estava a falar na qualidade dos serviços, mas na justiça ou não de descontarmos todos e durante 14 meses. Pelo conhecimento que tenho o sistema da ADSE dá uma liberdade enorme de escolha. Não me parece que seja inferior aos dos bancários.
 
Cara a miga bancária

Acho que estamos a falar de assuntos diferentes. Este Governo decreta que os reformados da FP passam a descontar 14 meses e decreta ainda um processo de igualização da taxa de desconto entre reformados e activos. Não estou contra esta parte mas contra a desigualdade de tratamento uns descontam sobre 12 meses e outros sobre 14.
Se bem sei, o desconto sobre 14 meses é na lei actual ilegal.

Quanto ao apoio dos bancários acho que é diferente porque têm um sistema de apoios à saúde muito específico e como tal não pode servir de comparação e esse sistema segundo sei traduz-se em várias benefícios desde serviços de melhor qualidade e acessibilidade mais rápida e menos cara. Portanto estamos em universos diferentes. Eu não defendo que se igualize pelo pior mas sim pelo melhor. Agora que o vosso sistema de saúde é caro relativamente, assim o parece dái a Banca estar a querer passar-vos para a segurnaça social.
João Abel de Freitas
 
Caríssimos,

Como "cliente" do vosso blog, gostaria de vos convidar a participarem da actividade que estou a promover através do meu blog: www.fenixadeternum.blogspot.com

Trata-se de um dia dedicado aos Direitos Humanos (dia 10 de Dezembro, dia mundial), no qual espero que todos possamos intervir, ainda que simbolicamente.

Espero poder contar convosco. Mais informações lá no blog.
Obrigado!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?