.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-11-05

 

E se tivessem dado a vitória a Al Gore?

A propósito do post anterior pareceu-me valer a pena lembrar como a primeira eleição de W. Bush, num processo envolto em controvérsia e recheado de fraudes, foi determinante para o curso trágico da política dos EUA para o Iraque, o Médio-Oriente e também para os direitos humanos e a liberdade individual dos cidadãos norte-americanos e de outros países de que ficarão como paradigma as escutas e prisões arbitrárias pelas polícias, Abhu Graib e Guantanamo.
Se vence Al Gore como parece que deveria ter ganho, num processo eleitoral limpo, tudo teria sido diferente. Particularmente as respostas ao 11 de Setembro. Muito provavelmente não teria havido a guerra do Iraque e a política para o Médio Oriente teria seguido o curso já tomado por Clinton. O choque com o Irão não teria atingido tais extremos e este não teria conseguido levar tão longe a sua perigosa política.
É sabido que nas grandes decisões de Estado pesam de forma, quase sempre determinante, os grandes interesses e os grandes poderes. Mas nos EUA há grande interesses e grandes poderes diferentes e com respostas diferentes às que foram dadas. W. Bush ou AL Gore e as forças que representavam constituíam a diferença e a escolha de W. Bush determinou a tragédia que sobejou para iraquianos e o Médio Oriente e as consequências negativas para todos nós afinal.

Comments:
Vai lá dizer isso aos evangélicos que acreditam que Bush apenas cumpre desígnios divinos!...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?