.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-11-19

 

O bico de obra é o Kosovo

Como vai a presidência portuguesa descalçar a bota? Fazendo o que a Europa lhe disser, a Alemanha, o RU, a França, a Itália.
Os albaneses ( muçulmanos) depois da fuga dos sérvios serão uns 90% ou mais no Kosovo e querem a independência. O costume. Uns quantos candidatos a chefes e burocratas incendeiam o nacionalismo e os ódios e recentimentos latentes (e contra os Sérvios não precisavam de se esforçar) prometem manhãs radiosas e vida boa.
O Kosovo é paupérrimo e desde que está a ser governado sob os auspícios da ONU a situação só se tem degradado. A desilusão é geral e numa eleições para a independência votaram 45 % dos eleitores.
O UCK , o partido "albanês" mais extremista, que ganhou as eleições (34%) teve de início, quando grupo guerrilheiro e terrorista, a oposição aberta dos EUA. Depois os EUA mudaram de orientação e os terroristas de ontem, assessorados pela Al Kaheda e os talibãs, passaram a patriotas de hoje.
Nunca se percebeu bem porquê. E agora apoiam sem reservas a independência imediata. Já para o dia 10 de Dezembro. Talvez para dar uma ensinadela à Sérvia que não se submeteu a Washington e é apoiada pela Rússia. Talvez para deixar a UE entretida com um abcesso difícil de gerir, talvez por alguma mensagem divina e evangélica chegada a Bush.
Sem dúvida que não há nenhuma solução simples. Por um lado os kossovars querem a independência, talvez sem saberem bem que a região não é viável como país. E há que respeitar a sua vontade. Por outro lado o Kossovo sempre pertenceu à Sérvia e foi até o local onde o país nasceu.
Uma UE independente dos EUA faria do Kossovo um estado federal/quase independente da Sérvia mas mantendo a integridade desta.
Apesar das diferenças a independência não foi um instrumento para a resolução dos problemas da Irlanda do Norte ou do país Basco, por exemplo.

Comments:
E as culpas de toda a social-democracia europeia e o seu conluio com a direita para tramar a Joguslávia, à margem do direito internacional, em violação da Carta da ONU e dos estatutos da própria NATO? Por cá os responsáveis tiveram cara e nome: António Guterres, Jorge Sampaio, Jaime Gama.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?