.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-12-26

 

Descompassados (10)

Cardeal diz que afastamento de Deus é o maior "drama" (PÚBLICO de hoje, pág. 8).

A quadra natalícia é dada aos grandes pensamentos em torno das distâncias espirituais. O mandatário português da Igreja de Roma evidencia, pois, as suas maiores preocupações, deixando para outros a badalada conversão de Tony Blair ao catolicismo, ou as proverbiais sumptuosidades do Vaticano e as concupiscências dos seus Papas.
Chegam-nos ecos das guerras que devoram vidas e a boa-fé dos que as justificam; os lugares de culto das outras crenças e religiões são reduzidos a cinzas; o clamor contra as injustiças da repartição dos bens eleva-se em todos os continentes, mas o Cardeal Patriarca de Lisboa conduz tudo isso a essa causa maior do "afastamento de Deus".
A esses exemplos de afastamento entre os homens de Deus e os outros homens, veio agora juntar-se o drama do Padre espancado, despido e preso a árvore antes da Missa do Galo (PÚBLICO de hoje, pág. 20).
Dividido dentro de si entre homem de Deus e homem vitimado, nessa noite de injúrias e angústia, o padre Aires há-de ter olhado o firmamento e recordado o desespero de Jesus Cristo na hora nona:

- Pai, porque me desamparaste?

É esta a experiência humana do afastamento de Deus.

Até hoje, não houve forma de lhe dar uma resposta convincente...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?