.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-01-09

 

O mundo cão!

Lembrei-me do título deste filme ao ler no DN de Hoje 'Songbook' de José Afonso à espera de autorização.

Não quero entrar na polémica do "publica não publica", até porque desconheço as razões da discórdia.

Em abstracto direi que quem está a perder somos nós, o público que gostaria de ter acesso à obra do Zeca, até porque segundo entendi esse atraso está a originar um efeito em cadeia, outros atrasos na publicação das obras de Adriano, Carlos Paredes, Fausto, Sérgio Godinho, José Mário Branco, alguns tão grandes como Zeca.

Até nem percebo porque se defende tanto Zeca. Tem de ser o primeiro? Zeca não foi assim tão "divino". É impoliticamente correcto dizê-lo? Assumo. Zeca foi grande, mas daí ...houve outros, pelo menos tão ou mais e nalguns domínios até mais.


Comments:
Também comungo da ideia que o Zeca não o único "deus da música popular portuguesa" e os que mencionou cabem bem a par, nessa galeria.O meu espanto vai para quando afirma não compreender a razão dos embargos, das omissões e das barreiras que se opoem sempre que aparece um projecto para dinignificar a obra desses geniais cantores e músicos do nosso país. parece-me que é bem clara a "assassina intenção" de os matar com o silêncio!
 
Em resposta ao comentário anterior, apenas registo que certamente estamos a pensar em embargos de tipo diferente. A obra sobre o Zeca está pronta e é da autoria de Zé Márior Branco. Há editora também. O embargo está, segundo li, na não autorização da Zélia, mulher do Zeca, que detém 51% dos direitos de autor.
João Abel de Freitas
 
"Zeca foi grande, mas daí ...houve outros, pelo menos tão ou mais e nalguns domínios até mais."

Está, em concreto, a pensar em quem?
 
Não lhe vou falar de nenhum nome em concreto, até porque levaria auma avaliação bem mais alargada sob determinados campos.
Mas quero deixar bem claro que não ponho em causa as qualidades do Zeca. Apenas não gosto que divinizem "as pessoas", exactamente porque são pessoas. Não serei o único a pensar assim e até tive um ou outro contacto com o Zeca para a realização de "coisas concretas" antes e depois do 25.
 
dizia um velho prof o silva dias que no princípio era a verba... ao que julgo saber via aja /associação josé afonso / trata-se de direitos de autor válidos 25 anos salvo erro post mortem de autor... teríamos muito a dizer sobre tal... o facto é que lanço um repto a todo o que artista poeta cantor scriptor... lancer a custo zero pra web ou acham que ainda está pra vir reuino de deus? por mim concluso banido anulado reformado de operas e escritas tudo mando a web ou newt a custo de clique angelo ochoa.
post scriptum ou esperem esperem dar rendimento a urubus como ou desigmava o pacheco luiz não pereira...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?