.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-04-21

 

Os Bispos e a Política (1)

Sobre assuntos de fé, em geral, não tenho grande fé nos bispos. Sobre assuntos de política ainda tenho menos. Mas não há regra sem excepção. Ou a excepção confirma a regra. E o caso passou-se no Paraguai em que o bispo Fernando Lugo, pela esquerda, derrubou uma “instituição” perene de 60 anos, o poder corrupto e direitista do Partido Colorado vencendo a sua candidata Blanca Ovelar.

"Fernando Lugo, conhecido como "o bispo dos pobres ", renunciou à carreira eclesiástica em 2006.
Sendo confirmada a vitória de Lugo, o mercado comum regional Mercosul - Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, mais os associados Chile, Bolívia e Venezuela, em vias de integração - passará a estar formado unicamente por governos de esquerda. [DN]

"Estados Unidos dice que quiere trabajar con Fernando Lugo" , "Lula felicitó hoy a Fernando Lugo", "Hugo Chávez y Fernando Lugo se reunirán "lo antes posible" [ABC digital Paraguai]

"Ao comemorar o resultado, Lugo, 56 anos, disse que as eleições de hoje provaram que "os pequenos também podem vencer" no Paraguai.
"Obrigado por nos apoiar desde o início desta experiência da gente humilde, modesta", disse a uma multidão reunida no QG de campanha, diante do terminal de ônibus de Assunção.
"Quero lhes dizer que este é o Paraguai que eu sonho, um Paraguai de muitas cores, muitos rostos, o Paraguai de todos. Este Lugo, que tem coração, adora vocês".
"Hoje podemos sonhar com um país diferente", um "Paraguai que não seja lembrado apenas por sua corrupção e sua pobreza, mas por sua honestidade. Que nunca mais haja política na base do clientelismo, que tanto dano nos faz".
"Este 20 de abril marca uma data histórica para nosso país. Há alguns meses ninguém pensava que um grupo de sonhadores políticos poderia se unir e colocar o país em primeiro lugar".
Lugo entrou para a política em 29 de março de 2006, quando conseguiu reunir 40.000 pessoas, de todas as tendências, para protestar contra o governo de Nicanor Duarte.
"Estaremos abertos a todos os representantes da comunidade internacional para fazer a integração real da região e do continente".
A vitória de Lugo quebra uma hegemonia de 61 anos do Partido Colorado, do presidente Nicanor Duarte, incluindo os 35 anos da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989)."
AFP [Notícias Terra Brasil]

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?