.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-05-28

 

"A Madeira na História"

"A Madeira na História. Escritos sobre a Pré-Autonomia" é o título de um livro, muito recentemente publicado pela Âncora editora e que será amanhã "julgado"no Funchal pelo juiz Ferreira Neto. Os autores aguardam uma pena de suave aplicação.

O "julgamento" terá lugar mais propriamente às 18 horas no pavilhão de autores da feira do livro do Funchal.

Como um de entre os vários autores cá estou eu aproveitando o belo tempo que aqui está para umas férias curtas e a revisão de uns quantos amigos.

Esperemos que ao julgamento apareça um público simpático e curioso, na medida em que o livro reune "um conjunto de pessoas de experiências e estilos de vida bem diferentes quando não mesmo profundamente dessintonizados sob as várias dimensões da vida, procurando cada uma visualizar, de seu feitio, temas da região" - é o que se diz na apresentação do livro designada por Dobrando a Ponta de S. Lourenço...

Os autores em número de 9 que escrevem cerca de 320 páginas, nelas tratam temas desde a comunicação social, o teatro, a música, a economia, a colonia, o então semanário "comércio do Funchal" - o jornal cor de rosa, a igreja progressista da Madeira -"os padres do Pombal" e o ambiente das eleições de 1969 com a Carta ao Governador", pela pena e pensamento de António Loja, João Abel de Freitas, João da Cruz, João Lizardo, Lília Bernardes, Paquete de Oliveira, Rui Vieira, Vicente Jorge Silva e Vitor Sardinha.

É um livro bem plural em temas e autores, bem em contraste com o meio político regional e local dominantes e, com uma mensagem: procurar falar de uma outra Madeira que a Há.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?