.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-05-11

 

Mais fácil vencer Kms do que séculos

Fotografia de KHALED FAZAA/AFP.
Sally al-Sabahi tem 11 anos, é bonita e tem um sorriso feliz. Talvez porque foi uma das raras crianças com a sorte de ter escapado (por agora) à "escravidão" a que a condenara a venda pelo pai a um homem de 25 anos como sua legítima esposa. Mas a felicidade para a esmagadora maioria das iemenitas, particularmnete se for pobre, está condicionada à sua condição de mercadoria.
A globalização (sem dúvida uma grande conquista da humanidade ainda que logo aproveitada por quem pode e enquanto puder, para agravar por continentes afora, as desgraças endémicas) vence mais facilmente o espaço do que vence o tempo.
Como é rápido hoje ir ao fim do mundo de avião ou TGV! Ou atravessar continentes com a velocidade do raio pela internet, o telemóvel, a televisão. Mais difícil é vencer os séculos de distância que o tempo nos separa do Iemen, da Arábia saudita, do Afeganistão. Ou dos ghetos civilizacionais que se reproduzem na barriga das grandes cidades europeias.
Leva mais tempo vencer o tempo mas lá se chegará. Talvez. Entretanto Sally quer brincar, não quer ser de novo uma "esposa comprada".

Comments:
Não ponho dúvidas que a globalização é uma grande conquista da humanidade mas enquanto não for controlada e alguns se aproveitarem dela, torna a causa das mais injustas da humanidade.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?