2008-05-08
Ministra contra Ministro
A ministra da saúde disse, a título pessoal, que é "lamentável" o que fez o seu colega das finanças porque autorizou a ADSE a celebrar um protocolo com o Hospital da Luz (do grupo ES) para a prestação de serviços aos trabalhadores da função pública.
Talvez tenha razão. Mas preciso de argumentos. O que deve ser analisado é se esse protocolo acarreta mais encargos para as finanças públicas ou menor qualidade de serviço. Em abstracto, diz-me pouco.
Agora que o SNS está a funcionar mal não restam dúvidas e aí a ministra, embora há pouco tempo no cargo, tem de mostrar serviço. Ou toma decisões certas e operacionais ou é mais um ministro que não toca no essencial.
Não consigo entender a razão de tanta espera nos serviços de oftalmologia. Tantos relatórios se fazem e a situação cada vez anda mais complicada. E não é por falta de médicos, pois o País, a ser verdade o que hoje disse o Bastonário da Ordem, Dr. Pedro Nunes aos microfonnes da TSF, até tem o dobro de oftalmologistas por cada mil habitantes em relação ao Reino Unido. É obra para tão pouco que se faz.