.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-06-25

 

Crise económica não atinge os ricos e muito ricos

O número de ricos subiu 6% em 2007 em todo o mundo. Portugal não foi excepção pois as estatísticas registam mais 200 ricos que no ano anterior.

Mas afinal quem é rico?

Rico, segundo o estudo da Merrill Lynch e Cap Gemini ontem divulgado, considera-se aquele individuo com fortuna superior a um milhão de dólares (642 mil euros). 10,1 milhões de milionários era o número de ricos no mundo no final de 2007. Em Portugal, 11600.

Mas há ainda os muito ricos. E quem são?

Os indivíduos cuja fortuna é avaliada em 30 milhões de dólares e estes cresceram ainda um pouco mais no mundo 8,8% em 2007.

Segundo o estudo referido esta tendência veio para ficar e esta evolução é agora dominada pelos mercados emergentes da China, Índia, Brasil, Rússia. A título de exemplo refira-se que na Europa e EUA o número de ricos cresceu em 2007 a uma taxa média de 3,5%, enquanto nos países emergentes as taxas variam entre 23% e 14%.

Uma nota final, esta quantificação não teve em conta os investimentos imobiliários e as aplicações em off shores, o que certamente esconde um número certamente significativo ainda de ricos e muito ricos.
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?