.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-06-10

 

Forte com os fracos, fraco com os fortes

Se há piquetes ilegais a forçar a greve a quem a não quer fazer a PSP ou a GNR intervém e não permite. Faz a sua obrigação e impõe a lei. Se os patrões das empresas camionistas fazem lock out, organizam piquetes para impor a paralisação dos transportes, interrompem a circulação nas estradas, ameaçam paralisar o país, cometendo vários crimes previstos na lei, o Governo fecha os olhos, ocupa-se com os festejos do Dia da Raça e as forças de segurança tratam o assunto com punhos de renda. Todos percebemos que o assunto é sério, de difícil solução e que há que tomar alguma decisão que minore as dificuldades do sector dos transportes mas não pode, o Governo, sem graves consequências ceder à chantagem.
O Governo parece que tomou hoje a decisão de impôr alguma ordem na desordem consentida. Ainda vai a tempo de evitar males maiores mas já comprometeu a sua autoridade e a imagem que dela gosta, e bem, de dar.

Comments:
Quando é que compreendem que os inimigos não são quem precisa de combustível mais barato para trabalhar para viver, sejam eles camionistas, taxistas, agricultores ou pescadores? Obviamente que há regras para as lutas e que elas devem ser seguidas por todos e que nestas questões há que exigir que se cumpram pois vivemos num Estado de direito democrático.

Mas enquanto ralhamos uns com os outros esquecemos que uns estão com a corda na garganta, esquecemos as tremendas dificuldades de reformados, trabalhadores e pequenos empresários de todos os sectores por causa também desta crise do aumento do preço dos combustíveis mas não nos lembramos que as 4 Petrolíferas estão a ganhar milhões precisamente com esta crise!

Eu acho que essas 4 Petrolíferas devem contribuir com parte dos ganhos especulativos - apenas no 1º trimestre deste ano só a Galp à custa deste efeito de stock teve mais 70 milhões de euros de lucro! - para ajudar as empresas a não sufocarem com a crise.

Entendo que o Governo deve criar um imposto extraordinário sobre os lucros das Petrolíferas com origem no efeito de stock para financiar o gasóleo profissional.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?