.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-07-28

 

Sociedade de... consumo

Fui ali, num instante, ao café da esquina, comer um torrada ao cair das 6. Em vez de me alhear da espuma dos dias e pensar, não. Viciado, levava comigo um jornal. Para o tempo de uma torrada escolhi o CM. O Jornal até melhorou desde que tem novo director mas aquilo... é sangue, sangue e mais sangue, futebol e umas pitadas (moderadas) de sexo.
1ª página - a. Matou a namorada à paulada. b. Taxista abatido a tiro. c. Agente baleado. d. Piloto morre em pleno voo. 3ª página anúncio. 4ª e 5ª futebol. 6ª - inteirinha a a escarafunchar o cadáver do motorista assassinado e a examinar as lágrimas da família. 7ª página - anúncio. 8ª - de cima a baixo a revolver o corpo do agente baleado da 1ª página. 9ª - metade para nos mostrar uma mulher morta há cinco dias, em casa e outra metade para nos vender qualquer coisa num anúncio. 10ª página - todinha, meu! só para assaltos e roubos. 11ª - metade para "INEM deve", um quarto para helicóptero incendiado e o resto para anúncio. 13ª - três quartos para espancar a namorada até à morte e o resto para roubos, morte na estrada e "toxidependente aponta seringa".

Com a torrada a chegar ao fim folheei o resto do jornal "à vol d' oiseau". Ainda deu para ver 4 páginas recheadas de futebol, duas de mulheres em biquini e a última página com cus de mulher, piloto que morre, um assalto e um cadáver na água.

Se não é o jornal mais lido pelos portugueses é o segundo. Lido ou soletrado. Com certeza que é isto que vende mais anúncios, que lá no CM não são parvos e não estão para outra coisa que não para ganhar o deles que o mesmo é dizer: fazer o que o patrão deles espera: que lhe permitam ganhar o dele. Com a propaganda comercial. E a culpa não é de ninguém porque a sociedade é de consumo. E ao que dizem, nem pode ser diferente. Pois.

Comments:
Olá Caro Raimundo

O problema é que é mesmo assim, o que é mau vende, basta ver o tipo de programação televisiva que temos e que dá audiências, são as novelas embota cérebros, os programas da tarde ou da manh~´a, nem sei bem, com uma dose de General hospital de subúrbio, o caso de polícia comentado por um perito, ou maçãnita qualquer, a história pungente de alguém que tem um problema de saude, de ou de dinheiro, ou outro qualquer, ah é não esquecer também a página do Horóscopo e um pouco de má lingua para apimentar tudo, e entºão se tiver uma piada burgessa à mistura ainde melhor.

Infelizmente estamos a atingir (se é que não atingimos já) o grau zero em educação e cultura, pelo menos!

Um abraço
 
Olá Caro Platero
É bem verdade, quase nada se aproveita.
E o amigo vai bem? Sim porque vou sabendo como vai no seu blogue.
Abreijo
Maria
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?