.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-08-29

 

Vejam bem... Se se entendem!

... Pois a criminalidade está a aumentar.

Ouvi ontem o Senhor Ministro da Administração Interna sobre este tema e achei positiva e interessante a revisão da lei das armas no preciso sentido em que ele falou.

Continuo a pensar que nada se ganha com a teimosia de não rever de forma cirúrgica o que se fez de mal nos códigos recentemente aprovados. Parece que só o governo (e de forma mais incisiva o Ministro da Justiça) pensa bem neste país e por conseguinte teima em não mexer em nada. Ainda não vi nem ouvi ninguém defender essas leis, pelo que agir bem significa reconhecer e corrigir aquilo em que se falhou. A anunciada revisão das armas vai nesse sentido, mas as pessoas querem maior transparência de actos.

Para mim, o crime não se combate só desta forma e merece ir mais fundo. Ponderar as causas, analisar a envolvente internacional e sobretudo tornar operacional as nossas forças de segurança.

Continuo a pensar que com um racio de 4,5 agentes por cada mil habitantes, um dos mais elevados da União Europeia, significa que teoricamente há forças de segurança suficientes. Há que modernizá-las, geri-las e talvez dar-lhe um outro enquadramento. Sabemos que a informação não circula ou circula mal dentro de cada corpo de segurança e de corpo para corpo. Aqui há muito que fazer, muito que mudar. E que tal uma "Polícia única"?

A segurança de cada um de nós impõe e a do país também que se dêem passos de ruptura nesta matéria.

Cada vez penso que é na justiça deste país que se situa um dos maiores "cancros" nacionais a impedir o seu progresso.

Comments:
A justiça está minada, pois são muitas as quintas, mesmo dentro do governo, já sem falar nas instituições. Sócrates neste campo, tem tido fraco jeito de intervenção. Só mexeu pela rama e nem sempre de forma acertada.
 
não sejam tugas, nas informações que escrevem. não são 4,5 agentes por mil habitantes mas sim alguns por mil,porque destes 4,5 que dizem muitos são sapateiros, varredores, cozem batatas, fazem fretes aos senhores etc. etc.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?