.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-09-22

 

"Desnorte à vista"

Parece ser uma mensagem de Manuela Ferreira Leite para dentro do partido de que é Presidente, o PSD.

Mas não foi essa a intenção. Manuela Ferreira Leite usou um espaço que lhe oferece o Expresso (o que pode ser questionável na situação actual de MFL), na primeira página do suplemento Economia, para escrever um artigo que intitulou "desnorte à vista", que revela quanto anda desnorteada até numa área em que se pensava estar à vontade: a da crise financeira mundial- americana.

Trata-se de um artigo completamente vazio de ideias e análise, a que tenta dar a volta para atacar o PS (que tem muito por onde atacar, mas não desta forma).

Certmente Manuela Ferreira Leite terá redigido o artigo numa noite de grande insónia e não se apercebeu do nada que escreveu. Um político, ainda por cima com preparação de Finanças, ex-ministra do pelouro, teria obrigação de nos elucidar. às vezes a vida não corre bem. Admite-se, é uma gafe.

Assim, depois de dizer umas quantas frases inócuas sobre a crise, já por demais repetidas, termina da seguinte maneira e transcrevo:

"Desta crise, vai certamente resultar o fortalecimento do papel das entidades reguladoras, como a forma mais apropriada de melhor proteger os cidadãos.

Por cá, tem-se actuado exactamente de forma oposta.

Entende-se que é intervindo o Governo e, desta forma, desacreditando os reguladores que melhor se protegem os cidadãos.

Além da falta de responsabilidade e sensatez, está-se perante o desnorte completo."

Penso que a Dra. Ferreira Leite não estava nos seus dias, quando escreveu isto, não tinha presentes as medidas anunciadas pelo governo dos EUA para tentar debelar a crise.

Onde vê Ferreira Leite o reforço da função (e do respeito) dos reguladores americanos do Sector nas medidas tomadas? O Estado americano intervém comprando os chamados "activos tóxicos" das instituições financeiras em situação de crise, criados exactamente pela falta ou má intervenção dos reguladores. Será este o reforço dos reguladores entendido por Ferreira Leite?

A dra. Ferreira Leite tem muita margem para discordar das medidas de política do PS, mas assim não vai captar votos de quem não é do seu partido. Porque neste seu artigo (se é legítimo intitulá-lo de artigo) para além de fraquíssmo, esperava-se bem mais de uma especialista, não se esperava que entrasse pela deturpação e mentira. O Governo de Bush, na realidade, nacionalizou "o património tóxico" utilizando dinheiro dos contribuintes americanos.

Há que o admitir e eventualmente não haveria outra saída para evitar males maiores. Só que tal procedimento vem pôr em causa uma série de princípios que os economistas de direita pregam como bases da sua doutrina política.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?