.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-09-28

 

Dia Mundial do Turismo

O dia mundial do turismo foi ontem assinalado no Algarve, com afirmações de elevado interesse para a actividade, por parte do Secretário de Estado, Dr. Bernardo Trindade.

Na conferência internacional, incluída nas comemorações e subordinada ao tema "Tourism: what's next?" o Secretário de Estado referiu: o paradigma do turismo alterou-se e estamos (entenda-se governo) a fazer esforços para posicionar Portugal enquanto destino de qualidade.

Esta nova realidade exige que a competitividade da turismo em Portugal passe a ser sustentada por um novo conjunto de factores, bem diferentes dos do passado e actuais e que é preciso construí-los para ter sucesso num sector estratégico para a economia do País. E, logo ali foram assinados dois protocolos respectivamente com a Universidade da Florida e com a Escola de Hotelaria de Lausanne, com o fim de preparar quadros técnicos competentes para as empresas ligadas ao sector. A qualificação nos diferentes domínios e sobretudo em termos estratégicos é um dos factores chave da competitividade.

Para posicionar Portugal, enquanto destino de qualidade e com vista à sua adaptação aos novos paradigmas, muita coisa há ainda a fazer, embora já tenham sido percorridas algumas etapas, como dotar o sector de um programa estratégico - PENT, embora, em meu entender, esse programa pudesse ter sido mais ousado, pois deixou de fora alguns segmentos de turismo de forte dinâmica internacional para que o país dispõe de condições excepcionais para desenvolver, muitas vezes em complementaridade fundamental com outros segmentos, bem como a criação dos pólos de turismo. Com os pólos de turismo lançou-se uma "arquitectura" de organização e ordenamento muito interessante e que pode ser muito prometedora em termos de desenvolvimento. Resta agora dotar estes pólos de estratégias adequadas e de uma estrutura mínima com dinâmica de funcionamento. Tudo menos burocratizá-los.

Agora, é preciso também que os Prot's não tragam limitações desnecessárias, ou dito de outra forma, que haja uma articulação mais eficaz entre os diferentes ministérios.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?