.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-09-08

 

Mesmo mudo era um génio mas esse tempo não volta


Ou se esperava que Manuela Ferreira Leite fosse genial e então a estratégia comunicacional de estar calada, apesar de muitíssimo arriscada, poderia ter alguma esperança de êxito ou então sucedia o que sucedeu. A aparição de Manuela Ferreira Leite, mesmo com uma intervenção com alguma qualidade, foi um flop.

Considero errada a estratégia comunicacional e suspeito que ou ela a muda ou tem assegurado o desastre.

A estratégia do mutismo no mundo comunicacional de hoje só poderá ter alguma esperança de êxito se de cada vez que o líder aparece for arrasador para os adversários. Então sim todos sabem que o silêncio prolongado anuncia fatal e garantida catástrofe para os opositores.

O PSD tendo em conta as características populistas dos líderes anteriores, com garra sem dúvida, mas muito pouco consistentes, necessitava de uma cura de contenção e de apresentação de lastro político. Essa inflexão parece-me acertada. Mas assim com este balanço com este desconcerto a cura será pior que a doença.

A afirmação de Pacheco Pereira de que "um líder deve falar não por regra mas por excepção" (Público de hoje 3ª pág) só pode ser entendida como uma forma de ajudar a sua amiga Ferrreira Leite a salvar a face.

Pode-se aceitar que assim até a política ficaria mais enxuta, mais séria e mais aceitável mas o mundo é o que é e, se não se quer ser um mero perdedor, têm de ser usadas, ainda que com seriedade e responsabilidade, as técnicas do mundo actual e não as do mundo revoluído em que bastava a gazeta na posta-restante ou o sms do pombo correio.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?