.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-09-05

 

A outra América: xenófoba e agressiva


Previsível, o jornal de José Manuel Fernandes entusiasma-se com McCain, Sahrah Palin e a Convenção do Partido Republicano. Metade da 1ª página é ocupada com esta fotografia mas na contracapa Vasco Pulido Valente explica o que entusiasma os nossos partidários desta metade perigosa da América.

Diz Vasco Pulido Valente:

"A Convenção do Partido Republicano foi, politicamente, um espectáculo de horror. Primeiro, pelo nacionalismo. Durante horas o Congresso berrou “U-S-A!”, “U-S A!”, com um fervor histérico, que não lembrava, e não anuncia, nada de bom. A América é o melhor país que se criou na Terra (o planeta) o mais forte, o mais rico, o mais livre. E é também o farol e a esperança da humanidade: a cidade perfeita no cimo da montanha.
...
Um nacionalismo desta espécie, xenófobo e fanático, leva naturalmente ao militarismo. Entre alguma parlapatice sem consequência, a Convenção Republicana não passou de uma cerimónia militar.
... "E várias criaturas com responsabilidades (Giuliani, por exemplo, e a própria Palin) declararam a vitória [no Iraque] iminente - a vitória, reparem bem - sem qualquer restrição ou dúvida.
Com o nacionalismo e militarismo, veio naturalmente a apologia da agressividade e da dureza. McCain é o duro por excelência.
... E a América, segundo a Convenção, precisa de continuar na ofensiva. E não se tome isto por retórica de campanha. McCain já avisou a Rússia: “Nós somos todos georgianos”, para que ninguém julgasse que ele, Presidente, - abandonaria o Cáucaso. A Convenção Republicana - branca, velha e, apesar de Palin, masculina - é um bunker, com espírito de bunker. Se McCain ganhar, as coisas ficam fatalmente feias."
(O negrito é uma opção do autor do post).

Comments:
Aqui está um lado americano que não gosto nada. E já houve Bush a mais... Por isso prefiro Obama. Pelo menos os democratas fazem um tipo de política diferente.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?