.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-10-09

 

Banco Cental Europeu - BCE baixou a taxa para 3,75%

Tarde, atrasado, como aqui várias vezes se disse. De qualquer modo, houve um mérito no processo, a baixa concertada entre 7 bancos centrais, entre eles, a China.

Sobre o que as pessoas se interrogam, agora, é se esta baixa irá arrastar as taxas Euribor, porque é esta que serve de referência por exemplo para a determinação do montante das prestações das casas e são estes montantes que pesam no bolso. Por outro lado, se foi o suficiente? Em relação a esta última questão, é minha opinião que o BCE deveria ter ido mais longe, se tivesse actuado isolado. Uma descida para 3,25%, seria uma descida radical. Como houve uma coordenação havia que articular. De qualquer modo fica em aberto uma próxima descida, tanto mais que o BCE tem margem para tal e os efeitos da crise financeira na economia real é fundamental que sejam estancados.

Quanto á descida das Euribor há uma grande expectativa. A lógica leva-nos a dizer que tenderá a descer. Alguns analistas dão opinião neste sentido. Penso que o fundamental para a descida será a recuperação da confiança entre bancos.

Comments:
Uma descida radical da taxa de juros pelo BCE de 100 pontos base não teria antes efeitos perversos de potenciar os receios?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?