.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-11-03

 

BPN, o Banco do PSD

Acabo de ler no DN de hoje um título interessante sobre o BPN: BPN, um banco do PSD, um banco onde o poder sempre foi dominado por figuras sociais-democratas.

Na realidade, figuras como Manuel Dias Loureiro, ex-ministyro de Cavaco Silva e uma figura de topo do PSD durante vários anos foi um dos pilares deste banco.

Oliveira e Costa, antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi mesmo o seu pilar, ficou associado a um perdão de juros fiscais a empresários de Aveiro e a ele se fica a dever muitas das minigâncias na gestão do BPN.

Daniel Sanches, antigo director do SIS, nomeado por Dias Loureiro e depois ministro do governo Santana lopes foi um dos membros dos corpos sociais deste banco.

Mas outros nomes importantes do PSD também por lá passaram, desde Rui Machete, Amílcar Theias e Arlindo de Carvalho ou ainda Joaquim Coimbra, membro da Comissão Política.

E, para finalizar, embora não lhe sejam imputadas quaisquer responsabilidades neste processo Miguel Cadilhe sai, diria de pé coxinho, sem necessidade, pois não foi capaz de endireitar o Banco de que se tornou Presidente em Junho passado.

A sua última tentativa de enredar Teixeira dos Santos numa prosposta de subscrição do capital, por falha dos accionistas ,resultou em nacionalização do Banco. Uma saída pouco airosa para quem tanta ambição manifestara.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?