.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-01-05

 

Constituição? É a comitiva do Presidente da República

Não julguem que é anedota. Antes fosse. Mas esta história é verdadeira e retrata muito bem o que tem sido o Ensino neste país. Não vou falar de culpados ou de responsáveis. Mas que os há, há.
Não entendo, juro, como é possível chegar aos 18-19 anos e desconhecer completamente o funcionamento da Assembleia da República, o significado de orgãos de soberania, quais os partidos representados nos parlamentos nacional e regionais, de Europa o melhor é passar à frente. Estou a falar de cidadania. Estou a falar para (e de) gente que vota. São jovens que têm idade para decidir politicamente e que não sabem onde fica o norte. Mas sabem o significado das Jotas, organizações que deveriam ser extintas porque não fazem sentido. Só trazem vícios com o passaporte de emprego assegurado. Neste sentido, questiono por que não há uma organização sénior dentro de cada partido? Adiante. A verdade é que encontrei uma plateia de verdes anos que andava a zeros quanto aos significados de referendo, hemiciclo, sufrágio, e Constituição Portuguesa.

"Quem sabe o que é a Constituição», perguntei.
Silêncio. Alguém resolve quebrar o incómodo das bocas fechadas e dispara.
«Constituição Portuguesa é a comitiva do Presidente da República», diz.

Portugal não pode continuar assim.

O que mais me choca é que esta malta quer aprender e está interessada, ao contrário das ideias feitas de que "não ligam nada". Pois não ligam...e alguém lhes ligou?

Etiquetas:


Comments:
Não, não é assim. O que "vale" ao ensino português é ter uma ministra teimosa, um Mário Nogueira casmurro político. A casmorrice ganhar a teimosia e os professores todos com excelente no topo da carreira. Depois esses alunos de 18/19 anos em que a Constituição é a comitiva e talvez tenha sido essa a dedução desta grande actuação mediática do Presidente serão todos futuros professores com excelente e topo de carreira.
 
Triste. Mas acontece e os Profs. devem rir-se se perceberem onde está a piada triste.
 
Não, não é possível. Nem sabiam que era uma lei? Saberão o que é uma lei?
O ensino está mesmo mal. Será a culpa só da Ministra, dos ministros? Será que professores há que também não sabem o que é a constituição?
 
Surpreendida?

Então perca 1 minuto do seu precioso tempo e veja este vídeo:

http://www.megavideo.com/?v=QHOYAVC0
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?