.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-01-08

 

Ecologia: as promessas de Sarkozy e a realidade


View Larger Map

Uma das promessas de campanha de Nicolas Sarkozy foi a de uma mudança total da acção politica em França para um melhor respeito do ambiente. No inicio do mandato (em 2007) Sarkozy criou vários grupos de trabalho encarregados de lhe submeterem propostas sobre diversos temas como a economia, a justiça, a imprensa, o ambiente, etc. No caso do ambiente o grupo reuniu muitos actores, nomeadamente as mais importantes ONG, alguns sindicatos e alguns especialistas e ficou conhecido como "Grenelle de l'Environement"(*).

O grupo de trabalho propôs ao governo uma grande quantidade de medidas, por exemplo: bónus/penalidade para os carros segunda a emissão de CO2, incentivos à agricultura biológica, moratória sobre a cultura de OGM ao ar livre, regras de isolamento térmico em novas construções, etc.

Passados vários meses as associações ecologistas estão desiludidas com os resultados obtidos, alguns projectos foram abandonados (por exemplo a moratória dos OGM), outros desnaturados. Numa iniciativa recente a Alliance pour la planéte que agrupa algumas das mais mediáticas organizações ecologistas (Green Peace, amigos da terra, fondation Nicolas Hulot, etc) criaram um site que cartografa os projectos em curso incompatíveis com as promessas governamentais.

Uma iniciativa interessante que poderá dar ideias para outros países e outras áreas da politica.

(*) A expressão "Grenelle de..." é muito usada em França quando se fala de reunir os principais protagonistas de um sector para fazer uma reforma. Na sequência do Maio de 1968 o governo reuniu na Rua de Grenelle em Paris os sindicatos e as organizações patronais para por fim à greve geral, dessa reunião resultou a modificação das leis laborais com a redução do horário de trabalho e um aumento generalizado dos salários.
Comments:
Meu caro,

Agradeço-te este post principalmente pela clarificação a expressão Grenelle de ... Ando a ler "La crise de l'énergie est-elle uns chance pour l'avenir?" da JClattès e encontrei a expressão várias vezes. Agora fiquei claramente elucidado.
Um abraço
João Abel
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?