2009-01-06
Hoje 6 de Janeiro - Dia de Reis
6 de Janeiro é o dia dedicado aos "magos" vindos do Oriente, guiados por uma estrela, para visitar o menino Jesus recém nascido.
Não se sabe ao certo quantos eram esses magos. Há pinturas várias de magos a "adorar o menino": algumas com dois magos, outras com 4 e outras até com 12.
A igreja, com a "sua ciência e fé", fixou em três os magos e decide chamar-lhes de reis. Daí, o dia de reis que para os nossos vizinhos espanhóis é o dia das prendas.
E assim temos Baltazar - o rei africano, Belchior - o europeu e Gaspar - o asiático.
Não se pense que tudo isto aconteceu por mero acaso. Lá diz o provérbio "três é a conta que Deus fez". A igreja que se diz independente politicamente e quer ver-nos todos no céu mas na terra é uma aliada dos poderosos, já naquele tempo era só política. E se olharmos para as oferendas é bom de ver quem deu o ouro ao menino, só podia ser o rei europeu e a mirra, uma erva daninha e amarga, o rei africano. Para o asiático, ficou uma prenda de valor intermédio, o incenso. Tudo muito certinho.
Comments:
<< Home
Lá diz o ditado popular ou provérbio como nota o autor do post "três é a conta que Deus fez". E de facto naquela altura, interpretando a história, os centros de poder temporal, leia-se material, eram a Europa, Ásia e África exactamente por esta ordem. A Igreja está sempre com um pezinho, ou melhor com os dois pès no mundo temporal. De espiritual, com respeito para os que pensam que estão certinhos,a igreja é outra. Quem se recorda do cardeal Marcinkus e do seu poderio no banco do Vaticano? Muito de espiritual (?)é claro com as suas ligações à Mafia e a loja P2 e o Calvi que se suicidou em Londres. Bem prega a moral cristã.
Enviar um comentário
<< Home