.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-02-12

 

DARWIN o autor de A ORIGEM DAS ESPÉCIES nasceu há 200 anos

Realmente se nos facultarem a opção... não há dúvida que entre escolher ter o homem (eu próprio!) vindo do macaco ou ser obra mágica de Deus, confesso sentir-me bem mais confortável com a segunda opção. Apesar do meu ateísmo sem remédio sinto-me de algum modo mais lisonjeado com a "minha condição" de obra de Deus do que descendente de símio. No entanto, a escolha não é (graças a Deus!) oficialmente oferecida na escola pública em Portugal como no Kansas, terra dos avós maternos de Obama, onde o Governo estadual quis impor em 1999, como ciência oficial o criacionismo teoria "científica" da seita evangélica que (com outros lóbis) levaram W. Bush à Casa Branca, há dez anos atrás.
Sobre isto escrevi aqui e não adianta dizer mais.

Sobre o assunto e onde se conjectura sobre se não terá sido o horror de Darwin à escravatura o motor da investigação do grande cientista ler a Clara Barata ou então uma visitinha aqui.

Aqui fica, singela, a minha homenagem ao grande cientísta Charles Darwin no dia do bicentenário do seu nascimento.

Comments:
Parece não ser asim tão linear o contributo deste cientista para o bem da humanidade, pois até há quem refira que ele estará na origem da raça pura que tanto mal trouxe à Europa. E a ter fundamento um guerra pelo menos.
 
Raimundo, num interessante artigo o André Levy diz que os actuais programas de biologia do ensino secundário adoptam uma posição de evitar falar no assunto e de o apresentar como uma teoria entre outras.
 
Caro anónimo, muita asneira foi escrita no domínio a que se chama habitualmente Darwinismo social. A teoria de evolução das espécies de Darwin aplica-se à biologia, a sua extensão ás ciências sociais é um abuso que Darwin nunca caucionou.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?