.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-02-26

 

O bem-estar social nos inícios do século XXI


A propósito do debate de ontem na AR de que só vi uma pequena parte e em que Paulo Rangel mostrou estar tecnicamente muito mal preparado para responder a Sócrates no tocante à problemática do subsídio de desemprego, pois nem os conceitos básicos dominava, e em que o governo, por seu lado, mesmo não tendo que dar orientações precisas à CGD sobre negócios do dia à dia da gestão da própria Caixa, deve estar atento e, como tal, saber do que lá se passa, mostrou-se algo embaraçado quanto ao negócio das acções recentemente feito pelo Banco Público, lembrei-me de um quadro estatístico que tinha lido há uns tempos, elaborado pelo economista britânico Mica Panic sobre indicadores de bem estar. Só é pena que não contenha valores para Portugal, o que continua a ser normal, pois a nossa presença nas estatísticas internacionais deixa muito a desejar.

Este quadro vem muito a propósito de tanto se falar que é preciso REFORMAR “o modelo social europeu”, que, em meu entender, não há. Mas sobre isso um dia destes falaremos.


Notas: 1) O índice de Gini é um coeficiente que avalia a dispersão da série estatística. É usado em economia como uma medida de desigualdades no seio de uma população. Aqui, indica em que medida a repartição do rendimento entre indíviduos ou famílias de um pais se desvia da igualdade perfeita. Assim o número 0 representa essa igualdade e 100 a situação contrária.

2) Este quadro de indicadores de Mica Panic foi publicado num artigo intitulado in "Does Europe need neoliberal reforms?", Cambridge Journal of economics, vol. XXI, nº1, Jannuary 2007
.


3) Na primeira linha do quadro trata-se do PIB por habitante

4) Para ampliar o quadro para melhor leitura pode clicar sobre ele

Etiquetas: ,


Comments:
Este "quadro" é de (muito) difícil leitura. Sugiro a utilização de uma nova tecnologia visual a que deram o nome de "Tabela". Creia que facilita a leitura.
Em todo o caso, parabéns pela iniciativa!

Georgi Manzano
 
Meu caro
Tem toda a razão e eu tinha feito em tabela só que o blogue não aceitou e como tinha pressa de saída só agora fiz via digitalização. O brigado pelo comentário.
João Abel de freitas
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?