.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-03-18

 

Aluguer de contadores de água, luz e gás acaba no próximo mês de Maio

Texto de E- mail recebido de pessoa

Os consumidores vão deixar de pagar os alugueres de contadores de água, luz ou gás, a partir de 26 de Maio próximo.

Nesta data, entra também em vigor a proibição de cobrança bimestral ou trimestral destes serviços, segundo um diploma, ontem publicado na edição do Diário da República.

A factura de todos aqueles serviços públicos vai ser obrigatoriamente enviada mensalmente, evitando o acumular de dois ou três meses de facturação, indica a Lei 12/2008, ontem publicada no boletim oficial e que altera um diploma de 1996 sobre os serviços públicos essenciais.

A nova legislação passa a considerar o telefone fixo também como um serviço essencial e inclui igualmente nesta figura as comunicações móveis e via Internet, além do gás natural, serviços postais, gestão do lixo doméstico e recolha e tratamento dos esgotos.

O diploma põe fim à cobrança pelo aluguer dos contadores feita pelas empresas que fazem o abastecimento de água, gás e electricidade.Também o prazo para a suspensão do fornecimento destes serviços, por falta de pagamento, passa a ser de dez dias após esse incumprimento , mais dois dias do que estava previsto no actual regime.

Outra mudança importante é o facto de o diploma abranger igualmente os prestadores privados daqueles serviços, classificando-os como serviço público, independentemente da natureza jurídica da entidade que o presta. Numa reacção à publicação do diploma em causa, "a Deco congratula-se com estas alterações, há muito reivindicadas", afirmou à Lusa Luís Pisco, jurista da associação de defesa do consumidor.

O diploma ontem publicado, para entrar em vigor a 26 de Maio, proíbe também a cobrança aos utentes de qualquer valor pela amortização ou inspecção periódica dos contadores, ou de "qualquer outra taxa de efeito equivalente".

Divulgar o mais possível...

Comments:
Estarei atento a estas situações agora. Não tinha conhecimento deste diploma.
Saudações.
 
26 de Maio? de que ano?
Infelizmente de promessas está o inferno cheio...

Onde está isso publicado?

Cumprimentos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?