.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-03-15

 

Exposição de Cruzeiro Seixas


Inaugurou no passado dia 5 de Março, na Galeria São Mamede, em Lisboa, uma importante exposição de Pintura e desenho do maior vulto do Surrealismo português: Cruzeiro Seixas.
Esta exposição, denominada "O Infinito Segredo" é composta por cerca de 40 pinturas e desenhos sobre papel de diversas épocas - anos 40 até aos nossos dias.
A exposição estará patente até 2 de Abril.

"Nascido em 1920, Cruzeiro Seixas é, para muitos, o maior expoente do Surrealismo português. Expõe desde os anos 40 e está representado nos principais museus em Portugal, nomeadamente o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu do Chiado.

De 1969 a 1974 foi director artístico da Galeria São Mamede, onde pôde apoiar o lançamento de artistas como Paula Rêgo (que viria mais tarde a confessar a grande influência do artista sobre a sua obra), Mário Botas, Raúl Perez, António Areal, Cesariny e Júlio (Reis Pereira) que justamente homenageia com esta exposição; para além de mostrar as primeiras exposições realizadas em Portugal de artistas internacionais com a importancia de Serge Poliakoff ou de Henry Michaux.

Segundo Franklin Rosemont, figura de proa do Surrealismo americano, "... Artur Cruzeiro Seixas, a quem o mundo deve indiscutivelmente tantos dos mais maravilhosos desenhos das ultimas cinco décadas, é também um dos incontestáveis mestres deste Pluriverso em perpétua transmutação. Uma figura principal no movimento surrealista internacional pela segunda metade do séc.XX, ele continua a ser como a presente exposição demonstra, um excelente exemplo e mentor do séc. XXI".


FONTE: http://www.paispositivo.org/

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?