2009-04-26
Madeira acordou ontem com bandeiras da FLAMA (2)
A FLAMA esteve muito activa, entre 1975 e 1978, data em que o Dr. Alberto João Jardim assume a Presidência do governo regional. Um facto.
"O combate ao comunismo" diz-se ter sido um dos seus objectivos. Mas então porque até 1978, depois de se ter dado o 25 de Novembro?
Outros factos. Real, real é que, durante este trajecto, de 1978 até agora, um pequeno grupo de deputados do PSD/M, de forma mais velada algumas vezes e menos outras, mantiveram em lume brando "a chama da FLAMA", alteando-o um pouco quando, pelos lados de Lisboa, corria algo que na Madeira o PSD entendia como negativo. Foi ainda o que aconteceu, em 2006, quando o deputado Coito Pita, em plena discussão da proposta de Lei das Finanças Regionais na ALM, vem acenar de que tinha informações que a FLAMA poderia ser activada. Outro facto
Quaisquer que tenham sido as razões deste aparecimento e as conivências que houve, porque apesar do "folclore" alguma organização teve de existir, só não se percebe o que fazem e por onde andaram/andam as forças de segurança da Região? E se vão andar ou se tudo vai ficar na mesma?
João Abel de Freitas
<< Home