2009-04-30
Notas sobre a origem do 1º de Maio
Regista a história que no 1º de Maio de 1886 500 mil trabalhadores desfilaram de forma pacífica pelas ruas de Chicago pela jornada das 8 horas de trabalho.
A polícia reprime e mata dezenas de manifestantes. A manifestação dispersa.
Mas os trabladores não desistem da sua luta e no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da manifestação pacífica reprimida, voltam a manifestar-se nas ruas de Chicago. Nova repressão: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
A luta continuou com baixas mas sem desânimo agora com apoios internacionais.
A solidariedade internacional pressiona o governo americano a anular aquele julgamento e a constituir um novo júri, o que acontece dois anos mais tarde, em 1888.
Os membros deste novo júri anulam a anterior sentença que reciara sobre os trabalhadores, culpam o Estado americano e ordena que se soltem os 3 presos.
O Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, em 1889, decreta o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta.
E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de oito horas.
Quatro anos de luta levaram os trabalhadores americanos na conquista pela jornada de 8 horas de trabalho. Valeu a pena este bom exemplo para o mundo do trabalho.
Etiquetas: Foto 1ºMaio de 1974, Lisboa