.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-06-19

 

Eleições Simultâneas?

Um cenário possível, mas que seria abusivo, se viesse a dar-se e contra a vontade de todos os partidos excepto do PSD. Ler PSD isolado a defender eleições simultâneas

Um cenário possível a depender apenas do Presidente Cavaco Silva, que pode e deu alguns indícios de que podia ir por aí, certamente alegando menores custos para o país, o que, neste caso, com uma tradução mais adequada, seria fazer o jeito a Ferreira Leite.

Aliás, já aqui exprimi a ideia de que o Presidente, de há uns tempos para cá, deixou a imparcialidade na gaveta. Outros, noutro contexto, também fizeram o mesmo com outros temas. Mas não deixa é de ser sempre muito negativo para a democracia estes jogos de influência e de balança.

Não faz sentido eleições legislativas e autárquicas em simultâneo. São duas realidades em disputa muito diferentes e que em conjunto, para além da confusão em determinadas camadas de votantes, daria origem a um voto menos genuino.

Há que diferenciar as realidades, a bem da democracia que já tem as suas falhas e introduzir esta seria mais uma machadada. As pessoas precisam de alguma ponderação no momento sobre o acto de votar em concreto.

O argumento dos menores custos não colhe, neste caso, porque a ser assim, até se poderia ter defendido as três eleições todas em simultâneo, o que teria sido ainda mais absurdo.


Comments:
Melhor, melhor, para o democrata Presidente atingir custos zero seria não haver mesmo elições.
 
Aliás o "senhor Presidente" nunca me enganou. Esperou apenas para o momento de poder tirar o poder a Sócrates e agora aposta tudo nessa hipótese.

Não sei se observaram, porque a memória é curta, a desfaçatez na homenagem a Salgueiro Maia, quando como primeiro ministro foi o que foi. Agora há que alargar o leque apoiante e está nessa de braço dado com Ferreira Leite.
 
Caro João Abel,

Deixei no A Nossa Candeia, um post que é, também, para si.
Ana Paula Fitas
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?