.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-06-02

 

Ricardo Camacho, um médico investigador da área da SIDA

O médico madeirense, Ricardo Camacho, investigador e especialista em virologia clínica, foi o convidado do jantar de ontem da Tertúlia de Madeirenses em Lisboa, que reuniu 70 pessoas, como quase todos os meses acontece na 1ª segunda feira de cada mês.

A intervenção foi interessante, interessantíssima mesmo, centrada na investigação, combate, prevenção mas sempre em termos comparativos com o que se faz lá fora na Europa.

E ficamos sempre angustiados pela distância a que nos encontramos em todas as frentes, apesar de algum progresso que tem havido entre nós.

Mas concluí que há dois entraves muito fortes entre nós que nos impede de grandes avanços. Um, a mentalidade que é transversal, onde nem a classe médica escapa, outro é a teia da burocracia.

Tomei ainda duas outras notas. Ricardo Camacho praticamente não tem tido apoios nacionais para a investigação que desenvolve, apesar de dizer que não se tem dado nada mal nos circuitos internacionais e, outra que me chocou talvez mais, embora o Ricardo não tenha dito isto assim e que corresponde ao não reconhecimento por cá do seu trabalho. Só não sente isto quem nunca passou por uma parecida.

Qual a base da minha dedução?

Se uma pessoa é convidada como é o caso do Ricardo para júris de doutoramento nos EUA, na Bélgica, França, Alemanha, etc e nunca foi convidado para um júri em Portugal, isto deve querer dizer alguma coisa.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?