2009-07-13
O fundamentalismo do Papa (2)
No dia seguinte ao da apresentação pública da nova encíclica, Bento XVI, na sala Paulo VI, descreveu assim o essencial do novo manifesto da doutrina social da Igreja Católica:
A minha nova Encíclica Caritas in veritate, que ontem foi oficialmente apresentada, inspira-se na sua visão fundamental num trecho da carta de São Paulo aos Efésios, no qual o Apóstolo fala do agir segundo a verdade na caridade: "praticando a verdade ouvimo-lo agora cresceremos em todas as coisas pela caridade n'Aquele que é a Cabeça, o Cristo" (4, 15). A caridade na verdade é por conseguinte a principal força propulsora para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira. Por isso, em volta do princípio "caritas in veritate", move-se toda a doutrina social da Igreja.
Mas como imaginar um desempregado, um pobre, um desvalido, um dasafortunado, a usar de caridade para um banqueiro, um patrão rico, um milionário. Aconselha, assim, a Igreja, a Caridade (na Verdade), coisa de que nem todos poderão usar, no mínimo, por não saberem como nem terem nada para dar.
Na verdade, a Caridade só pode ser um constrangimento espiritual de quem tem mais a dar do que a receber.
Comments:
<< Home
A caridade do papa e da igreja tem sempre o mesmo ´som'. Li há dias num jornal um artigo sobre um lar de idosos em cadeiras de rodas em que declaravam praticar a sua fé 'em casa' e não ir à igreja por 'a igreja ter muitas escadas...' Esta também é a dor do culto e... a caridade do papa
Enviar um comentário
<< Home