.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-08-09

 

Enjeitados (4)

Manuel João Ramos


Para além dos enjeitados do PSD que esta série de postes começou por referir, e apesar da sua procissão continuar, com Marques Mendes a entrar na fila dos agravados que olham de viés para Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva, surgem, agora, "enjeitados" noutras áreas do espectro político.

Manuel João Ramos, antropólogo, activista do movimento dos Cidadão Auto-Mobilizados, vereador eleito com Helena Roseta para a Câmara Municipal de Lisboa, na lista Cidadãos por Lisboa, afastou-se do executivo camarário há cerca de dois meses, dizendo-se frustrado com a experiência autárquica.

Decepcionado com o modo como António Costa exerce a presidência, mete ombros à criação de um novo movimento (que poderá vir a dar em partido...) apelando os eleitores a votarem nulo nas eleições.

A ideia, apesar de não ser original, exprime, de forma singular, mais uma fatia do inconformismo galopante que assola os portugueses.

José Saramago imaginou a maioria a votar em branco (Ensaio sobre a cegueira, 2004); Manuel João Ramos prefere o voto nulo para "responsabilizar" os políticos e criar uma situação que permita mudar as coisas.

Muitos de nós havemos de ter sentido essa desconfortável sensação de não nos sentirmos tão longe do sistema que não possamos imaginar uma saída, mas sem proximidade suficiente com qualquer dos partidos do arco parlamentar para, encurtando razões, podermos votar num deles. Porém, este movimento em favor do voto nulo (ver texto no DN de hoje, página 11 da edição em papel, e aqui na edição online), parece sobretudo apontado ao potencial apoio eleitoral de Helena Roseta nas listas do PS.

Entretanto, os votos nulos são apenas um sinal. Não elegem ninguém. Apesar de a intenção anunciada se destinar ao combate da abstenção, na prática, se retirados da área de influência de Roseta, irão inexoravelmentre beneficiar Pedro Santana Lopes.

É o que se poderia chamar um admirável tradeoff de enjeitados.

Comments:
"A ideia de Partido Nulo, como forma criativa por uma nova prática política, partiu do escritor Rui Zink." diz a notícia do DN.

Que se bem nos lembramos fez parte do lote de "engraçadinhos" há uns anos promovidos pelo director de programas da SIC (o que acabou como assessor de imprensa do MNE Jaime Gama) e que foi um dos promotores do BE...
 
Rui ZinK teve programas na Sic , nos quais participou , e também participou em campanhas do BE . Há dois anos apoiou Helena Roseta , Mas a ideia do voto nulo , não é dele mas de AJ Ramos , que muito bem explicou que das propostas que apresentou todas foram a provadas e enenhuma implementada. Acrescentou também que assistiu à forma como António Costa concentrou nele tudo : António Costa è Um politico autoritário , arrogante quem não se lembra dele como Ministro ...
Não vejo razões por que haja esse medo do imbecil Santana , para se votar num parecido ... Há mais partidos , mais opções , temos de nos libertar de partidos com candidatos assim , e eleitores de talas , cegos ...
Em António Costa Nunca ! Em SANtana Nunca ! Voto nulo pois , já que Roseta » maltratou» quem acreditou nela, sempre esteve dentro do partido ...

GR morais
 
sei que não é a discussão maior que aqui passa MAS em Lisboa beneficiar a área de Santana... não seria nada Pior...
 
Claro que até uma criança sabe que votar nulo é nulo. É uma cobardia, pois há alternativa que conhece a cidade, tem projecto aberto, tem equipa eficiente e empenhada a servir o interesse comum dos lisboetas. É a CDU, toda a gente sabe.
 
pois nulo na aritmética de jogos de partido, número de deputados , etc , é o meu umbigo ... Tem de se perceber que quantos mais vontos nulos , maior é a indignação , caramba , entendam... Estamos fartos destes partidos e dos seus esquemas, estão caducos , minaram e minam a sociedade com os seus interesses , as suas cadeiras... è possível cidadania , sem nada desta merda !
Entendam o voto nulo , e isso mesmo quero anular este esquema , quero outro, é essa a minha vontade
HGr
 
O título deste poste é tendencioso . Muito . Ninguém o enjeitou ... A posição deste vereador está a tornar-se muito incómoda para o Ps , e sobretudo para a Roleta , ah e também para a ideologia de pacotilha, armada ó analista , do Sr Correia .
Haja quem nos livre destes candidatos desde o ps á miserável voz do ruben de carvalho , passando pelo penoso fazenda .
O voto branco é o caminho, temos de dizer estamos fartos
O bernardes .
 
Deixem-se de tretas, deixem-se de desculpas patéticas, deixem-se de falsas afirmações. A CDU e o Ruben foram os únicos que sempre fizeram oposição a todos os esquemas interesseiros de PS, PSD, CDS e BE na autarquia e que estão melhor colocados para vencer à esquerda. A CDU é a única esquerda com força para vencer.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?