.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-09-10

 

Evolução: Das gafes políticas para as técnicas

Ferreira Leite vinha a tornar-se notável, desde que assumiu a liderança do PSD, em gafes políticas.

Agora alargou o campo de especialização entrando também nas gafes técnicas na área em que é tida como especialista: a fiscalidade. Não se pode esquecer que Ferreira Leite leccionou uma cadeira de Finanças, foi Secretária de Estado na área das Finanças e Ministra dessa mesma pasta. Seria um vasto currículo, embora para se ter esse qualificativo é sempre de associar o desempenho. E aí esse vasto currículo tenderia a tornar-se em currículo muito estreito.

Agora ao baralhar o imposto sobre os lucros (IRC) com o imposto sobre o trabalho (IRS) e não foi só uma vez foram várias e nunca corrigiu, deve andar com os fusíveis algo desafinados. Estava tão empenhadas em demonstrar que a carga fiscal sobre as empresas é tão elevada que carregou no acelerador e baralhou-se. Bateu mesmo.

Este caso de gafe técnica deu-se ontem no frente a frente com Jerónimo de Sousa quando várias vezes incidiu no mesmo erro. Tem de ir rever a matéria. Olhe que a taxa de 42% é sobre o IRS e não sobre o IRC. A taxa sobre os lucros é de 25% (máxima), ficando muitas vezes bastante aquém como na banca em que anda na ordem dos 16% devido a uma série de deduções e benefícios fiscais.

É grave: Um engano toda a gente tem. Mas repetir tantas vezes, deu a sensação que estava a tentar passar essa mensagem para os não informados. Dificilmente se pode admitir este engano repetido tantas vezes.

A fiscalidade está a causar amargos de boca a alguns líderes.

Comments:
Vi agora o deputado Montalvão Machado elogiar o currículo académico, veja-se, de Ferreira Leite. Ele elogia porque nunca foi aluno dela, porque aquilo que nos impingia era decorar as rubricas do orçamento. Foi por isso que ela meteu água. Decorou, mas lá diz o ditado, "a idade não perdoa".
Carlos Rodrigues.
Nota: a propósito, também João Abel não fostes aluno dela em Finanças I?
 
Meu caro Carlos Rodrigues

Não, não fui aluno da drª Ferreira Leite, mas de Cavaco Silva.
 
Bom post. Este erro repetido foi pouco destacado pela imprensa escrita e comentaristas televisivos. Mas é muito revelador. É que este erro não tem equivalente na confusão entre power-point e teleponto.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?