.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-09-28

 

Resultados eleitorais de leitura dificil (2)

Finalmente o PS ganhou, com dificuldade, o que até aos inícios da pré-campanha (finais de Agosto/princípios de Setembro) parecia estar perdido e pode assim formar governo.

O Bloco da Esquerda é, sem dúvida, o vencedor destacado à esquerda, conquistando círculos eleitorais novos, muitos deputados e muita votação. No entanto, permito-me dizer ficou aquém das expectativas

E, para satisfazer todos os gostos, a CDU também ganhou um deputado.

Agora, a questão, no seu conjunto, é bem outra.

No seu conjunto, a esquerda teve um resultado péssimo, porque não reuniu as condições mínimas para se poder equacionar cenários de governação: PS+Bloco não dá, e menos PS+CDU. Seriam sempre difíceis as negociações, mas a três tornam-se impossíveis.

Já não bastavam as diferenças programáticas e pessoais a dois!!.

Que saída?

O País e a crise precisam de um esforço sobre-humano de entendimento sob que forma fôr.

Que se alargue o projecto de modernidade do País, que se estabeleçam condições de criação de emprego sustentável e de crescimento, onde a solidariedade e o compromisso social estejam sempre presentes.

Um projecto de crescimento implica uma aposta na ciência e tecnologia, no investimento público modernizador e no desafio energético na base de um programa articulado e ainda uma aposta num novo tipo de regulação económica, desde o estatuto à nomeação dos reguladores.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?