.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-10-02

 

A quadratura de Pacheco Pereira

" A quadratura do círculo" debruçou-se hoje sobre a recente comunicação ao país do PR. Trouxe várias novidades. A primeira foi José Magalhães ter reocupando o seu antigo lugar, em substituição de António Costa que está em campanha e tinha decidido não participar. A segunda foi Lobo Xavier não vir em socorro de Pacheco Pereira e dizer que as notícias do Público em Agosto sobre as escutas não foi invenção do jornal deixando a paternidade para fonte de Belém. A terceira foi Pacheco Pereira ter saído tão derrotado na conversa (donde costuma sair vencedor) como na orientação que deu à campanha de Manuela Ferreira Leite.
A prestação de PP na "Quadratura" pautou-se pela "verdadeira leitura", ou "a leitura autêntica" das palavras do Presidente com tanto ênfase que parecia estar ainda em campanha eleitoral para a AR. Com tal estratega percebe-se melhor as razões da derrota do PSD.
José Magalhães desenvolveu uma linha de argumentação que valorisou o facto do PR ter negado as escutas e de que a comunicação do Presidente encerrara o assunto. Uma posição "politicamente correcta" que várias vezes desequilibrou Pacheco com a técnica do Aikido, aproveitando os seus próprios impulsos.

Comments:
O José Magalhães voltou pior do que o que foi: mais pesporrente e crispado, ele que fazia o top do fair play e da agilidade retórica. Sendo verdade que a quadratura perdeu bastante quando ele saiu, ainda não percebi bem se vai ganhar alguma coisa com o seu regresso. Espero que sim.

De qualquer modo, compreendo os elogios expendidos. Cada um é como cada qual...
 
Na mesma reunião, a Federação Russa foi representada pelo Assessor do Presidente da Federação da Rússia, Viktor Ivanov, ministro do Interior, Rashid Nurgaliyev, ministro da Justiça, Vladimir Ustinov.



A União Europeia foi representada pelo ministro da Justiça, Brigitte Zypries e Ministro do Interior Wolfgang Schäuble da actual Presidência da UE, a Alemanha, vice-presidente da Comissão Europeia, Franco Frattini, responsável pela Justiça, Liberdade e Segurança, e Ministro da Justiça Alberto Costa e do Secretário de Estado do Interior, José Magalhães, da próxima Português Presidência da UE.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?