.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-11-13

 

Revelações (1)

















(Se não vir bem, clique-lhe em cima)


Esta posso contar porque já não está em segredo de justiça. Consta que Zapatero enviou a Sócrates uma sugestão para o novo horário das repartições públicas. Com o desmantelamento do estado, a desmotivação dos funcionários e a alarmante penúria de recursos, põe fim às embaraçosas e intermináveis reclamações.


Comments:
O mais trágico é que numa série de Estados norte-americanos, já há milhares de funcionários públicos que ou ficaram sem casa ou sem carro porque se atrasaram nas prestações ou nas rendas.

A razão? Muitas das repartições começaram só a abrir dois ou três dias por semana o que levou nalguns casos a baixas de até 60% nos salários. E algumas não são repartições burocráticas: atingiu serviços de bombeiros, recolha de lixo, apoio a acamados, etc.

Nalguns Estados encerraram estradas e auto-estradas porque não há dinheiro para a manutenção. Noutros, pontes.
 
Parece, contudo, melhor do que o horário português do dono do restaurante dono no Brasil: «Fechamos para Almoço»
 
Oh Manuel Correia : isto é o que se chama « conversa da treta ».
Onde é que está o desmantelamento do Estado? A direita, a que alguma esquerda tanto se encosta, berra cada vez mais alto de que há Estado a mais.
Onde está a desmotivação dos funcionários? Na minha vida pública, sempre encontrei a generalidade dos funcionários bastante empenhada e consciente do seu papel na sociedade.
Onde está a alarmante penúria de recursos? Em grande parte dos sectores da administração pública portuguesa, os custos per capita são da ordem, ou mesmo superiores, aos da média dos países europeus.
 
Estou de acordo que, de mistura com uma anedota, o desmantelamento do Estado possa parecer "conversa da treta". Mas olha que isso dá-me uma boa ideia para uma série de postes acerca do que o PS fez ao Estado. Acho que pode ser edificante, a reconfiguração institucional, o enfraquecimento do estatuto dos funcionários e a empresarialização.
Não andavam tão longe das concepções neoliberais como nos tentaram fazer crer, de afogadilho, depois da crise ter estalado.
Bom de qualquer maneira é uma boa ideia.
Obrigado.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?