.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-12-08

 

A Bolívia vota Evo Morales


Evo Morales foi reeleito neste domingo, presidente da Bolívia, por mais 5 anos, com 63,3 % dos votos. O seu partido o MAS (Movimiento Al Socialismo) obteve ainda 69,4 % dos senadores  e 65,4 % dos deputados o que lhe dá o controlo do poder executivo e legislativo.
Uma vitória estrondosa. Que fará com ela? Demasiado poder se não for exercido criteriosamente pode ser perigoso dadas as posições extremadas da sociedade na qual a grande maioria do sector económico empresarial lhe é agressivamente hostil.
Estas votações são a expressão do apoio às radicais medidas sociais tomadas com a inerente redistribuição da riqueza no país. Votação tão expressiva quer dizer que também grande parte da (pequena) classe média votou nele.
Evo Morales desperta as mais opostas paixões na Bolívia como no estrangeiro. Não acompanho a situação do país tão de perto que me permita ter uma opinião fundamentada sobre o seu desempenho e as orientações seguidas pelo seu Governo. Mas para ter a minha simpatia basta ser ele o representante e defensor dos indios, dos mestiços e dos brancos pobres que são a maioria da população e que sofreu ao longo da história da Bolívia a exploração desapiedada de uma oligarquia racista tão minoritária quão poderosa.
Mais informação aqui: Todos os Jornais da Bolívia.

Etiquetas: , ,


Comments:
Caro Raimundo,
Vou fazer link. Obrigado :)
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?