.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-03-18

 

Euro e União Europeia em 2019

É interessante este exercício de antecipar o que poderá ser a UE daqui a cerca de 10 anos.

Foi esse o desafio que a Revue d' économie financière, nº 96 de Janeiro último fez, convidando uma vintena de economistas europeus para opinar sobre o tema, a pretexto dos 10 anos da moeda europeia celebrados em 2009.

O euro hoje é utilizado por 328 milhões de pessoas em 16 países, o que torna a UE a segunda maior potência económica mundial.

Em 2019, a zona euro (se mantiver a actual composição) apenas representará 4,4 % da população mundial e 12% do PIB, quando em 1999 era de 5,2% da população e 18,7% do PIB (em 20 anos são baixas significativas sobretudo no PIB).

O alargamento da zona euro no horizonte 2019 divide os economistas. Uns quantos economistas defendem o alargamento aos novos países da UE, outros defendem a actual configuração.

Os que são contra o alargamento alegam em seu favor que tal implica fortes mexidas no funcionamento do BCE. Muitos dizem que a crise económica mundial introduziu problemas novos na zona euro que urge ajustar durante os anos 2010, antes de qualquer alargamento.

Contudo, nenhum dos peritos questionado antevê mudanças radicais para a zona euro daqui até 2019, nem que o domínio do dólar venha a ser posto em causa neste período.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?