.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-04-11

 

[1966] Katyn 70 anos depois nova tragédia

O acidente de avião decapitou a direcção do Estado da Polónia. Meter num mesmo avião 90 das mais altas individualidades do Estado é uma loucura que infringe uma regra basilar de segurança até no Burkina Faso : Presidente da República, ex-presidente da República, os quatro chefes de estado-maior das forças armadas, o chefe dos serviços secretos, o presidente do banco central...90, é de loucos.
Segundo as informações disponíveis o piloto do avião apesar do nevoeiro cerrado, depois de três tentativas de aterragem falhadas, depois de indicações da torre de comando do aeroporto de Smolensk para que optassem pelo de Vilnius ou um aeroporto militar próximo, desafiou a morte com uma quarta tentativa e embateu na copa invisível de uma árvore do bosque circundante.
É uma tragédia ocorrida quando se ia, a convite do governo russo, evocar outra tragédia ocorrida há 70 anos, em 1940, o massacre, ordenado por Stalin, de 22.000 polacos entre os quais 8.000 oficiais, presos a quando da invasão da Polónia pela URSS, na segunda Guerra mundial. 
O presidente Lech Kaczynski, gémeo do ex-1º ministro, da direita nacionalista e tradicionalista, estava com o seu partido em queda de popularidade. Conseguirá agora o PiS capitalizar votos com a tragédia, como alguns vaticinam? Não creio. 

Etiquetas: ,


Comments:
Raimundo fiz link para "A Carta a Garcia" que, aliás, desapareceu do teu "blogroll"?!?!
Abraço.
OC
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?