.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-05-14

 

Chegou a quinta-feira negra

Como alguns de nós esperávamos, a pressão interna e externa, as condições económicas e de financiamento desencadearam a tomada de medidas muito duras para a população.

O Governo e o PSD entenderam-se e aí estão as medidas, que, como de costume, afectam tão só e sempre os que têm menor poder de compra.

Usando a linguagem do momento, sou levado a dizer: graças a Deus, desta vez, não foram só os cidadãos de segunda que as vão ter de suportar, ou seja, os funcionários públicos. Como as medidas, mais directamente afectando os cidadãos incidem sobre o IVA e IRS pelo menos há uma distribuição mais generalizada.

Alguns comentários acerca do "ambiente" das medidas. O Governo saiu-se mal de tudo isto. Saiu desacreditado, porque até à última da hora encobriu a situação. Depois com estas medidas só vem clarificar que o PEC, recentemente aprovado era inconsistente. Então se para descer mais 1% do défice, ou seja, de 8,3% para 7,3% são precisas medidas tão duras, dificilmente se entende a sustentabilidade do PEC e tanto assim é que vem aí o rectificativo. Outro aspecto a assinalar é a reacção ao crescimento do PIB no primeiro trimestre. " "Fomos campeões". Não era preciso tanto sobretudo a de ir estudar outros manuais.

Quanto ás medidas em si. Defendo que para o primeiro escalão do IVA deveria haver selectividade. Não concordo que todos os produtos devessem ficar com a taxa que tinham, mas alguns deviam.

Depois, quanto ao IRC, acho pouco, pelo que fico na expectativa que o governo português siga o exemplo de Zapatero e estude como deverão os mais ricos contribuir para custear ainda os custos da crise.

A finalizar, não entendo a política de crescimento. O País tem dois problemas estancar o défice das contas e potenciar o crescimento e sem investimento não há crescimento. E nesta situação sem investimento público selectivo é um facto não haverá a prazo crescimento sustentado e há alguns projectos públicos que são fundamentais em termos da competitividade do País e de criação de emprego, aspecto fundamental.


Etiquetas: ,


Comments:
O governo com muito desprestígio e Pedro Passos Coelho fez a jogada do pedir desculpa aos portugueses e aí borrou a pintura.
Ana Catarina
 
Não sei se o PUXAPALAVRA tem muita procura. Sou leitor frequente e acho piada.Quanto à quinta feira negra já anunciada, registo apenas que Sócrates bem podia seguir um outro caminho: anunciar que está a tentar endireitar as finanças do país e depois vai à vida.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?