.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-05-16

 

[1970] Crónica de Domingo ou 2 e 2... 2002

O Sr. Jardim vive perto do café Gran Fina. Umas casinhas antigas, de um piso, feitas sem projecto nem Câmara, ainda no tempo da outra senhora. Bordejam a ribeira de Odivelas e conservam-se suficientemente escondidas por estevas altas, num esconso, terra de ninguém, para não incomodarem nem o PEC nem os novos inquilinos de Mercedes do bairro novo que desde 2005 se levantou, como uma cidade, nas Colinas do Cruzeiro . Está reformado, 175 euros, tanto como a patroa e sobrevivem.
Hoje, bebíamos o café, contentes com o sol de Maio o Sr Jacinto abeirou-se do Gran Fina porque um seu conhecido mais liberal o afoitou a um bom dia senhor engenheiro. Isto foi aí pelas 11 e tal, e lembrei-me do caso porque na bica depois do almoço e da mesma cadeira da esplanada vejo, arrastando os pés, outro reformado bem parecido com o das 11. Conversa com a menina Sandra a nova empregada do Gran Fina, nova na idade e no emprego que não dura mais de um ano para não ganhar vínculo, e queixa-se. Está a ver a menina Sandra, agora dizem que a minha reforma ainda vai encolher, que é a crise ou lá o que é. Não chega a 200 euros veja lá como pode isso ser.
Não teria ligado ao caso nem ele daria para esta crónica não fora estar ali no jornal: Jardim Gonçalves o ex-presidente do BCP, tem uma pensão de reforma de cerca de 175.000 euros por mês, 2 milhões e tal por ano.
Bebo o último golo de café, mas sem chegar ao açúcar que nunca mexo até ao fim. Tem de ser a medida certa, nem amargo, de má torrefação, nem doce que inutilize o café, bebia a bica e reflectia... como uma simples associação pode pôr o mundo de pernas para o ar!... De facto, juntando o Sr. Jardim com os seus 175 euros com o Sr. Gonçalves reformado mais ou menos por igual fica-se com um Jardim Gonçalves de 175.000 euros ao mês.
Que é roubo, que não há justiça?... Não, é uma questão de associação, de organização. Do Estado.

Etiquetas: ,


Comments:
Jardim Gonçalves com essa fortuna de reforma, fora o que roubou "legalmente" enquanto no activo, empolando os lucros e recorrendo aos off shores em seu benefício.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?