.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-06-03

 

[1977] Morreu Rosa Coutinho



O Almirante Rosa Coutinho fica, merecidamente, na  História da Revolução Portuguesa, como um dos militares do MFA de maior vulto. Militar distinto, revolucionário lúcido e corajoso, a ele muito devem os portugueses que se orgulham do levantamento militar dos capitães de Abril e da revolução popular que se seguiu e pôs fim a meio século de ditadura.
Rosa Coutinho integrou desde logo a Junta de Salvação Nacional presidida pelo Gen Spínola não por ser um dos seus preferidos mas por indicação dos oficiais da Armada envolvidos na preparação da revolta militar que nele reconheciam o militar prestigiado, corajoso e inteligente para levar de vencida o regime salazarista e os que, como Spínola e outros generais da Junta de Salvação Nacional, pretendiam que ela caísse sim... mas num colchão de penas.
Foi um defensor sem tergiversações, desde a primeira hora, da independência das colónias portuguesas na Junta de Salvação Nacional, como presidente da Junta Governativa de Angola e no Conselho da Revolução. Tive a oportunidade e o privilégio de algumas vezes com ele conversar e discutir acerca da revolução e da descolonização. Era uma pessoa sempre pronta a encontrar o lado optimista mesmo nas situações mais complicadas e a contemplar-nos com o seu riso franco e fino humor.
Foi muito controverso e isso - em tempo de revolução e de grandes mudanças -  é também uma prova da sua grandeza.

Etiquetas: , ,


Comments:
Tirando a parte de ter sido um genocida, foi um grande homem. Concerteza sabem do que me estou a referir, ou será preciso apresentar a carta que ele escreveu a Agostinho Neto? Seria interessante conhecer a opinião do PCP sobre a actuação de Rosa Coutinho em Angola.
 
Genocida!... Realmente!O sr ainda acredita nessa carta a convidar á matança dos brancos!... Por acaso ainda se lembra de quem era nessa época o Ministro dos Negócios Estrangeiros?Lembra-se do posicionamento político desse ministro?Sabia que foi Rosa Coutinho com o seu sentido de estado e de responsabilidade que evitou a guerra cívil em 1975?
 
Não é preciso conhecer a carta que escreveu a Agostinho Neto. Basta conhecer angolanos,que ficaram espoliados. Angolanos nascidos em Angola. Mais de duas gerações. Não estou a incluir só brancos.
 
Em 3 comentários 2 são de trogloditas. Isto não o faz pensar que o que você por vezes escreve, Raimundo, atrai demesiado essa fauna?
V
 
A carta atribuida a Rosa Coutinho é uma falsificação para pobres de espírito. A melhor prova da sua falsidade e de que quem a escreveu só podia ter como alvo gente sem o mínimo espírito crítico é lê-la. Está aqui http://abrupto.blogspot.com/2008/05/coisas-da-sbado-carta-de-rosa-coutinho.html
comentada por quem acha que RC teve "um papel sinistro nos eventos da descolonização de Angola".
Zeparafuso como se sabe todas as revoluções e descolonizações são acompanhadas de abusos, injustiças e crimes sem que isso anule ou desminta o seu grande alcance social e político.
V está a sugerir que escreva o que agrada aos trogloditas?
 
Não estou a sugerir coisa nenhuma. Aquilo que afirmo é que não é necessário ler o conteúdo da carta de Rosa Coutinho, mas falar com quem lá esteve nessa altura e ficou sem nada. Perguntar a esses o que Rosa Coutinho fez para os ajudar. Acha que ser conhecido como o Almirante Vermelho veio por ele ser do Benfica? mas já agora se há alguem que pretende ofender seja quem for não sou eu, basta ler o seu comentário.
 
Zéparafuso
as 2 últimas linhas do meu comentário não são dirigidas a si mas ao anónimo que assina V. O V a iniciar a linha pretendia indicar isso mesmo mas compreendoque não tenha sido suficientemente explícito.
 
Raimundo

Eu não sugeri que o que você escreve agrada a trogloditas (politicamente trogloditas, entenda-se).
Eu afirmei que o que você "POR VEZES" escreve os atrai (ou seja, lhes agrada).

Resumindo e com todo o respeito: acho que você é, há loooooongos anos, um homem de esquerda justamente muitíssimo respeitado, uma "referência" como agora se usa dizer, mas que, POR VEZES (repito: POR VEZES) dá cá umas guinadas ... que aflige tipos de esquerda que o estimam.
V
 
V não existem tipos de esquerda, apenas existem pessoas que são livres de se expressar. Conheço e conheci muitas.
Anónimo para o V.
Pois os que valem sabem quem Eu sou.
 
Registo que "não existem tipos de esquerda".
Sei que não foi você quem escreveu isto, Raimundo. Foi Ele.
V
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?