.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-06-19

 

[1983] Puta que pariu as vuvuzabelhas. Dão cabo da paciência a um santo

O caso passou-se há dias mas conserva plena actualidade. A expectativa tinha ganho o país e não deixara de fora o meu vizinho, o Senhor Antunes. O campeonato do mundo ia finalmente começar e a televisão trazia-nos a casa o pontapé de saída da África do Sul contra o Uruguai. O Sr Antunes insistia
- Vá venha daí. Vemos o jogo os dois, descansados, em minha casa com umas cervejolas, mas como não temos assim tanta familiaridade emendou logo, quero dizer, uma Superbock ou uma Sagres ou então se prefere vamos a uns whiskies.
- Entre, entre... por aqui - e a D. Natércia encaminhava-me para a sala onde o Senhor Antunes já se atarefava à volta da grande televisão, um pouco antiga, grande volume e monitor de 90 cm.
- Então que faz aí à volta do aparelho? Está a funcionar perfeitamente garantia eu.
- Pois, pois, mas não está a ouvir isto? Estou farto de avisar a minha Natércia para que não deixe a janela aberta. Quer ver, venha aqui - e mostrava-me da janela do outro lado do jardim um friso de colmeias.
- Abelhas. Não sei se sabe que elas... às vezes... quando o cortiço já é pequeno para o enxame desabelham dali para fora e, todas atrás da abelha-mestra, fazem ninho num local que previamente escolhem. Ora eu já tinha visto aqui na sala mais que uma abelha e está mesmo a ver-se que descobriram a televisão com bastante espaço e depois com estes furos aqui mesmo a jeito instalaram-se lá dentro.
- Não estou a perceber. Está-me a dizer que o enxame de abelhas se acoitou aí e fizeram da sua televisão uma colmeia?
- É isso mesmo. Então não está a ouvir este zumbido infernal delas aqui atrás?
- Realmente... confirmava eu. É um zumbido alto lá com o charuto e incómodo como um raio.
- Infernal! Mas eu vou desaparafusar isto, tenho é que pôr uma máscara e luvas que elas atacam.
- Mas... isto parece que é de lá. Lá do jogo mesmo. Da África do Sul.
- Olhe que disparate, desculpe lá oh vizinho, mas então não as ouve... dão-me cabo do juízo.
- Experimente e mude de canal, a ver - propus eu.
- Está a ver? Nada. desapareceram as abelhas. É de lá. 
- Qual quê? Elas são muito espertas perceberam qualquer coisa e calaram-se. 
O Sr Antunes, não queria dar o braço a torcer mas caiu em si e olhou para mim interrogativo.
- Então não está a par? É que lá na África do Sul há imensas abelhas e o estádio está cheio delas.
- Mas como pode lá ser este barulho todo.
- São abelhas diferentes, com uma grande tromba que fazem um zumbido infernal como você disse. Então nunca ouviu falar nas vuvuzelhas ou vuvuzabelhas? Há até quem lhes chame vuvuzelas porque não dominam bem o Africander.
________________
Nota: Uma desgraça nunca vem só. Não bastava Neil van Schalkwyk ter inventado a maldita corneta, há dez anos atrás, quando era jogador nos Júniors do Santos, da Cidade do Cabo, como agora os chineses... sempre eles... fabricam isto aos biliões por 24 cêntimos. Assim, não há cão nem gato, mesmo do Soweto, que não leve para o futebol a sua vuvuzela.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?