.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-10-07

 

A Comunicação Social de Hoje e o Próximo Orçamento

Alguma comunicação social de hoje tenta fazer passar que o PSD de Pedro Passos Coelho está inclinado para votar contra o orçamento.

Veremos. A vencer no PSD esta ideia seria um golpe sério nos apoiantes de Cavaco Silva que desejam a abstenção e assim passaria o orçamento. Cavaco Silva deseja um orçamento aprovado para que a campanha presidencial corra sobre rodas.

Por outro lado na votação deste orçamento Pedro Passos Coelho joga algo do seu futuro. Cavaco Silva delimitou-lhe o terreno. E ele não se sente muito confortável porque está a construir o seu espaço, onde o PSD cavaquista pouco conta.

Pedro Passos Coelho tem margem de manobra para não aprovar o orçamento. Pode argumentar com o comportamento dos mercados que não têm reagido favoravelmente ao PEC3 de José Sócrates.

Pode apresentar uma alternativa completamente distinta e não ceder.

Uma crise política? Uma crise económica?

Sim, as duas.

O País precisa de uma clarificação. Mas este PEC3 é injusto porque penaliza uma parte dos salários de uma larga camada da sociedade portuguesa e com medidas apontadas como a aquisição dos fundos de pensões é mais dívida a longo prazo e mais encargos para o Estado.

Tudo isto mais a falta de credibilidade do País, a especulação financeira internacional e a actuação desadequada da UE determinam a actuação dos mercados.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?