.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-11-01

 

[1998]Os Cinco Cavacos

É um artigo do Daniel de Oliveira no Express online e que também está no seu blog Arrastão. Está já abundantemente exposto por aí mas não é demais publicitar uma perspicaz análise-memória do candidato a PR, Cavaco Silva. Fica aqui uma pequena amostra mas vale a pena ler o texto completo. 
_____________
Daniel Oliveira:
"Cavaco Silva apresenta hoje a sua recandidatura. Foi ministro quando eu tinha 11 anos. Pode sair da Presidência quando eu tiver 46. Ele é o maior símbolo de tantos anos perdidos. E aqui se fala das suas cinco encarnações.
Sem contar com a sua breve passagem pela pasta das Finanças, conhecemos cinco cavacos. Mas todos os cavacos vão dar ao mesmo.
"O primeiro Cavaco foi primeiro-ministro. Esbanjou dinheiro como se não houvesse amanhã. Desperdiçou uma das maiores oportunidades de deste País no século passado. Escolheu e determinou um modelo de desenvolvimento que deixou obra mas não preparou a nossa economia para a produção e a exportação. O Cavaco dos patos bravos e do dinheiro fácil. Dos fundos europeus a desaparecerem e dos cursos de formação fantasmas. O Cavaco do Dias Loureiro e do Oliveira e Costa num governo da Nação. Era também o Cavaco que perante qualquer pergunta complicada escolhia o silêncio do bolo rei. Qualquer debate difícil não estava presente, fosse na televisão, em campanhas, fosse no Parlamento, a governar. Era o Cavaco que perante a contestação de estudantes, trabalhadores, polícias ou utentes da ponte sobre o Tejo respondia com o cassetete. O primeiro Cavaco foi autoritário.
"O segundo Cavaco alimentou um tabu: ...
.........
"Que este homem, que foi o politico profissional com mais tempo no activo para a minha geração, continue a fingir que nada tem a ver com o estado em que estamos e se continue a apresentar como alguém que está acima da politica é coisa que não deixa de me espantar. Ele é a política em tudo que ela falhou. É o símbolo mais evidente de tantos anos perdidos.

Etiquetas:


Comments:
Excelente texto.Mas basta divulgar esta parte para que se conheça melhor a real contribuição de Cavaco para o estado de coisas de hoje.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?