.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-11-06

 

Os Grifos também se enganam

Desejo-vos um bom fim de semana com este excelente texto e estas belas fotos de Jorge Vasconcelos com que a sua e minha amiga Helena Pato me quis presentear.
_________________

"São as últimas rapinas a migrar. Depois das águias, búteos, milhafres, açores, tartaranhões, falcões, gaviões, ógeas, etc., só em Novembro os grifos e os outros abutres decidem finalmente partir para África passar o inverno.
Formam bandos enormes, avançando lentamente para sul em longos voos planados ou rodopiando em círculos quando apanham correntes térmicas ascendentes que aproveitam para ganharem altura.
São bichos imponentes, exibindo as suas magníficas asas listadas de cerca de 3m de envergadura muito abertas e com os "dedos" da ponta encurvados para cima..

Como todas as outras aves que se metem nesta aventura da migração, são porém vítimas de um engano de percurso que todos os anos se repete e sempre se há-de repetir enquanto houver promontório de Sagres, caminho pelo qual desprevenidamente enveredam.
O problema é que Sagres é um funil, um beco sem saída que desemboca no oceano. E sobre o mar não há térmicas... sobre o mar, as rapinas não conseguem voar!
Então, chegadas aqui, é como se ficassem atónitas com aquele vácuo enorme pela frente e ficam fazendo contas à vida enquanto dão voltas e mais voltas em remoinhos aéreos enormes, sem parar. Finalmente, acabam por voltar para trás e tentativa atrás de tentativa, seguindo a costa sul de Espanha, Huelva, etc., encontrar o ponto onde lhes é possível passar: Gibraltar.

Foi um enorme bando desses que, vindo de Sagres de regresso do engano, se avistou em Barão aproximando-se do parque eólico. Segundo o vigia com quem estava, um dos 8 que lá estão contando e identificando as aves com a missão de tocar o alerta sempre que elas se aproximam, para que os aerogeradores sejam parados, seria um bando de 900 animais! Era de facto um espectáculo bíblico.
O superbando acabou por se fragmentar, seguindo um destacamento pelo litoral acima e outro, com quase 500 animais, passando em boa parte mesmo por cima de nós!
Foi fantástico!
E ver aquelas pás monstruosas dos monstruosos geradores forçadas a lentamente se imobilizarem "vencidas" pelas aves, uma sensação saborosa de vingança e de que os mais fracos são por vezes mais fortes que a força bruta!

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?