2010-11-30
A Tomada de Madrid
Isto em futebol foi demais. Mourinho, Cristiano, Ricardo Carvalho e Pepe terão alguma dificuldade em digerir tão amarga derrota.
Dirão muitos. Isto só acontece uma vez na vida. A realidade é que aconteceu.
Também na política, a situação não vai famosa para Madrid.
Houve eleições na Catalunha e a vitória da CiU, coligação nacionalista de centro direita Convergência e União, liderada por Artur Mas.
Laporta, antigo presidente do F. C. Barcelona foi também candidato e eleito pelo Partido da Solidariedade Catalã para a Independência, que fundou em Julho passado depois de ter deixado a direcção do Barcelona. Obteve 3,3% dos votos, conseguindo 4 lugares no Parlamento da Catalunha.
O partido de Laporta pode ser convidado a integrar uma coligação pós-eleitoral para o Governo da Catalunha, que seria liderado por Artur Mas, obtendo-se desta forma uma maioria parlamentar nesta região.
Laporta fez saber que só integraria a coligação com a CiU se fosse para declarar a independência da Catalunha, tendo afirmado: "Será a primeira vez que vai entrar no Parlamento uma proposta de independência imediata".
Laporta, agora deputado, apelou no seu discurso aos militantes para que que se somem "vontades e votos" numa causa que a coligação visará durante toda a legislatura.
Entre a multidão foram ouvidas as vozes separatistas. "Laporta presidente, Catalunha independente", "Adeus, Espanha" ou "Estado catalão" repetiram.
Etiquetas: Barcelona, Real Madrid, Resultados Eleitorais na Catalunha