.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-01-28

 

Os bispos nomeiam exorcistas! Sabia?

O programa Linha da Frente que a RTP emitiu ontem, (imediatamente a seguir ao telejornal) tratou o tema do exorcismo. O padre Humberto Gama, de Murça, Trás-os-Montes, é a estrela do programa, é o exorcista e, é claro, faz milagres.  Quando junto da esquizofrénica ou paciente de estados dissociativos (segundo o psiquiatra Mário Simas, consultado no programa sobre as maravilhas do exorcista) ela grita, esperneia e diz uma algaraviada incompreensível, o padre milagroso com os gestos adequados e benzeduras canónicas invoca: "pedimos-te Deus omnipotente para que o espírito da iniquidade jamais tenha poder sobre esta criatura".
No programa não foi possível contemplar os êxitos de Humberto Gama mas várias testemunhas garantem as melhoras e as curas que tiveram. Tirou-lhes o diabo do corpo. Parece que não é bem o diabo porque, afirmou o padre Humberto, o diabo não existe. "Trata-se de espíritos que andam por aí - explicou o padre - e que, ao apanharem umas vítimas descuidadas e propícias, "incorporam-se", isto é, metem-se-lhe no corpo. Deu um exemplo. "Um homem que tinha vida para 70 anos e suicidou-se aos 30. O espírito dele vai andar por aí 40 anos e "incorpora-se" ". E causa, já se vê, a maior confusão. Para bem gerir uma alma já é necessário muita prudência e capacidade de acerto - digo eu - vejam agora o que não é governar duas almas, que não são gémeas, certamente mal combinadas e com interesses contraditórios, no mesmo corpo.
O programa consultou um sociólogo e um psiquiatra que foram muito cautelosos talvez para não fossem ofender a ignorância e a Igreja Católica.
O Linha da Frente poderia ter sido muito interessante se não fosse guiado pela "imparcialidade" entre o racional e o irracional, entre a ciência e a bruxaria, entre a ignorância e o saber. Fez-me lembrar a decisão do Estado do Arkansas que não tendo conseguido impôr nas escolas o criacionismo (a religião) em substituição da ciência para explicar a origem da vida, a evolução das espécies, a Biologia, determinou que os programas escolares deviam oferecer com "isenção" as duas explicações "científicas" a da ciência, incluindo a evolução das espécies de Darwin e a explicação bíblica, a mulher foi feita da costela de Adão, e trapalhadas do género e os alunos que escolham.
O programa (que não revi na internet) pareceu-me francamente favorável à bruxaria do exorcismo como resposta adequada às doenças psíquicas graves que ali foram expostas.

A RTP gastou um longuíssimo tempo, numa hora de grande audiência, com um programa obscurantista e promotor da irracionalidade. 

O padre exorcista explica: "nós somos os médicos divinos, os médicos da alma e consegue ver pelas caras se determinada pessoa se tem ou não "mediunidade", capacidade de "mediar" entre a alma residente e a alma penada que parasita o corpo da primeira. Houve uma senhora que testemunhou, no programa, que o padre reconheceu nela muita "mediunidade" e que mal abandonou a amiga doente exorcizada logo ela começou também com arrotos".
Explicou o padre Humberto ainda, que nestes casos a doente da alma pode falar correntemente em várias línguas e citou o caso de uma criança que mal dominava a língua materna, o Português, lhe respondeu com desenvoltura em Latim, Polaco e Inglês e casos houve a falarem grego. Não explicitou se o Grego actual se o clássico.
Não há duvida que, nalguns casos, o simpático Padre Humberto e excelente pessoa, certamente, fará "curas" definitivas ou momentâneas como sói acontecer em casos de algumas doenças do foro psiquiátrico.
Mas o mais espantoso (ou talvez não!) é que os padres exorcistas são nomeados pelos bispos e que o cardeal patriarca de Lisboa decidiu criar uma equipa pluridisciplinar para estudar os casos de exorcismo. O relatório será publicado este ano, informa o "Linha da Frente".
A bruxa d' Arruda que se cuide que a concorrência é de truz.
[Linha da Frente, link]

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?