.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-05-01

 

Produzir Santos a alta velocidade

Longe de mim ofender quem quer que seja e, nesse contexto, admito e respeito que cada instituição invente e siga uma metodologia própria de actuação.

A igreja católica é uma instituição muito experiente, apesar ou talvez pelas situações bárbaras a que esteve ligada como a inquisição, ou ainda como toda a gente conhece a sua ligação aos regimes políticos mais monstruosos que existiram sobre a terra, como o Estado Novo de Salazar e Caetano em Portugal.

Por isso, acho estranha a velocidade com que a igreja disparou para tornar Santo o papa polaco.

Esta alta e estranha velocidade, porque contraria a prudência com que a igreja costuma agir, leva à interrogação sobre o que se passa. Até parece querer esconder-se algo que a prazo possa pôr em causa a santidade de João Paulo II. Será?

As coisas mudam a muita velocidade e se o papa polaco não aproveitar esta onda pode vir a perder a oportunidade de chegar a santo, até porque pouco fez de positivo, primou por manter uma igreja altamente conservadora. No entanto, fez o marketing do popular aparecendo em toda a parte. Deve ser o papa que mais viajou.

Etiquetas: ,


Comments:
Sou católico pouco praticante. Fico com alguma angústia nesta corrida pois não sei perceber o que se passa.

O autor não tem toda a razão quando diz que a Igreja se aliou aos regimes mais monstruosos. Deveria ter dito as cúpulas da Igreja católica. Vejamos o cardeal Cerejeira em Portugal. Mas houve segmentos da Igreja que estiveram contra e pelas suas posições pagaram e bem, alguns com a prisão.
 
Concordo absolutamente com a distinção a fazer entre a cúpula hierárquica da Igreja e muitos católicos como se refere no comentário anterior. Os compromissos com os regimes opressores são da responsabilidade das hierarquias.
 
Caro João Abel,
Fiz link... e agradeço!
Um abraço.
 
2222
 
Aquele que fabricou tantos santos, por quem sera santificado.... juizo precipitado feito por homens... se a biblia diz ha ninguem julgueis.... o juizo pertense somente a DEUS... pois so ele conhece o designo dos coracoes... beijos..
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?