.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-05-25

 

Um mundo perfeito

Há uma aflição. Um país em dificuldades. As causas podem ser diversas. Dívida grande aos bancos ou fundos na maior parte estrangeiros. Não lhe emprestam dinheiro, na emergência ou só a juros que o arruínam. Chama-se o FMI para "ajudar".

Que faz o FMI? Promete emprestar muito dinheiro, tanto quanto o que aquele país em aflição necessita para pagar aos credores que o apertam: bancos ou fundos, em geral estrangeiros, que lhe emprestaram o dinheiro e cujos interesses o FMI vem acautelar. Mas, mas com condições. Que aliás não podem deixar de ser draconianas e exigem muita "coragem". Coragem? Sim coragem porque é preciso obrigar a pagar a factura, não a quem teve, eventualmente, responsabilidades na aflição, não aos banqueiros nem às grandes empresas accionistas dos bancos, em resumo, não aos muito ricos, parceiros, afinal, do mundo da finança, parceiros do FMI, mas aos trabalhadores e às classes médias. O que desagradavelmente os leva à ruína, à miséria ou apenas a um sério abaixamento da sua qualidade de vida. E para isso é preciso "coragem".
E quem tem essa coragem? Os que chamam o FMI. Os que obrigam os governantes, que são quem governa, a chamar o FMI ou o BCE ou a troica, que é a mesma coisa, e que obviamente são poupados aos sacrifícios que "corajosamente" mesmo que com alguma (mesmo que pouca) relutância, têm de impor à generalidade da população".
E resulta? 
Claro que resulta. Os credores são pagos e os banqueiros internos e os cidadãos muito ricos, seus accionistas ou accionistas das grandes empresas ficam, invariavelmente, tão ou mais ricos.
E os trabalhadores e as classes médias? Digamos o poviléu em geral? Bem alguém tem de pagar a fatura. Claro que é muito desagradável o sacrifício, por isso é preciso "coragem", medidas "corajosas" mas que outro remédio? Nós!?

Comments:
Vou fazer link, caro Raimundo... claro que vou fazer link!
Obrigado.
Um abraço :)
 
E qual é o papel do PS no meio disto? Será que alguma vez deixou de ser um partido do sistema?
O que é que nos deu ou dá mais que os, ao menos não tão hipócritas, PSD e CDS?
 
>Excelente. vou linkar para o Luminária.
Xa2
 
Na unidade monetária do sexo, quem fica a perder
http://lmmgarcia.wordpress.com/2011/05/26/acasos/
 
Na unidade monetária do sexo ficou a perder a UE e, sobretudo, os países mais da periferia como Portugal, pois o Dominique, neste caso e bem, estava a levar a Srª Merkel por bons caminhos. Onde depois iria parar, como bem adultos e vacinados não é da minha conta.
 
O comentário anterior tá na mouche.
 
Eso esta pasando en Mexico desde0hace mecho tiempo piden prestado para solucionar problemas luego prestado para pagar la deuda y asi al infinito resultado cada vez debemos may
En nuetro pais estan los hombres mas ricos del mundo pero el 60 por. Ciento vive en la pobreza acaso esto es una solucion ?
 
Eso esta pasando en Mexico desde0hace mecho tiempo piden prestado para solucionar problemas luego prestado para pagar la deuda y asi al infinito resultado cada vez debemos may
En nuetro pais estan los hombres mas ricos del mundo pero el 60 por. Ciento vive en la pobreza acaso esto es una solucion ?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?